Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 10 de Novembro de 2007 às 18:15

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso deverá abrir, ainda este ano, edital para Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na Carreira de Magistério, oferecendo aproximadamente 136 vagas em diferentes áreas de conhecimento. A noticia foi divulgada na terça-feira (6) pela pró-reitora Administrativa, Adriana Rigon Weska, durante reunião realizada com os diretores de institutos e faculdades e chefes de departamentos dos quatro campi da UFMT.

Inicialmente, a pró-reitora administrativa explicou os procedimentos que desburocratizam o concurso público para docentes. ´´A partir da Portaria Interministerial 22 e 224/2007 dos Ministérios da Educação e do Planejamento, as universidades passam a ter autonomia para abrir concursos públicos para as vacâncias surgidas em decorrência de falecimento, exoneração e aposentadoria de docentes``, informou a pró-reitora. ´´Antes a Universidade precisava aguardar a autorização do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento.``

Respondendo a dúvidas de chefes de departamentos, a pró-reitora explicou também que o concurso contratará professores efetivos, integrantes da carreira do magistério, obedecendo à legislação em vigor. ´´Não se trata de contratação de professores celetistas, uma vez que o acesso à carreira do magisterio se dá por meio de concurso público``, reiterou.

A pró-reitora de Graduação explicou também que não se trata de precarização do trabalho docente, uma vez que a UFMT abrirá concurso para professores adjuntos – que têm tem titulação de doutor - com dedicação exclusiva, para atuar no ensino de graduação e de pós-graduação, na pesquisa e na extensão. ´´Hoje a UFMT conta com número excessivo de professores substitutos, que são contratados exclusivamente para atividades de ensino de graduação`` afirmou. ´´Assim, a efetivação de novos 136 docentes representará maior qualidade academica para a UFMT``, sublinhou.

A administração superior ainda informou que será mantida uma cota de vagas para contratação de professores substitutos, para licenças saúde, licenças gestante, capacitação docente e outras situações previstas na legislação.

O número aproximado de 136 vagas para concurso foi obtido a partir das vacâncias resultantes de aposentadorias, falecimentos e exoneraçoes – atualmente ocupadas por professores substitutos.

A pró-reitora de ensino de graduação explicou ainda que as 136 vagas serão distribuidas aos departamentos seguindo criterios a serem estabelecidos pela Comissao Institucional de Vagas Docentes (CIVD), que conta com a representaçao de todos os institutos e faculdades, além das pro-reitorias.

A CIVD deverá apresentar ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nova resolução normatizando criterios de distribuição de vagas, para que a administração superior possa publicar edital ainda este ano.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199009/visualizar/