Venda de genéricos de julho a setembro cresce 41% em relação a 2006
Somente este ano, a Anvisa efetivou 2.266 registros de medicamentos genéricos. De acordo com a agência, esse tipo de medicamento responde por 12% do faturamento da indústria farmacêutica no Brasil, que movimentou aproximadamente R$ 80 bilhões em 2006, e correspondem 15% do total de medicamentos vendidos no país.
Com a entrada no mercado dos anticoncepcionais orais, aprovada pelo órgão na última segunda-feira (5), a gerente-substituta de Medicamentos Genéricos da Anvisa, Graziela Araújo, afirma que a expectativa é que as vendas dos genéricos aumentem ainda mais. "A procura é muito grande no Brasil por conta do planejamento familiar", explica.
Saúde pública
Os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigados a receitar medicamentos pela denominação comum genérica. A mudança de mentalidade, segundo Graziela, ocorre com os médicos de instituições privadas, que podem prescrever tanto o medicamento de marca como o genérico, e com os farmacêuticos, que têm autonomia para trocar o de referência pelo genérico. Segundo Graziela, o médico só pode proibir a troca caso escreva na receita.
A especialista garante que o medicamento genérico tem o mesmo efeito do produto de referência e passa por testes de qualidade que garantem a eficácia e a segurança. Ao todo, existem dois tipos de testes: os de equivalência, em que os remédios são testados em laboratório, e de bioequivalência, feitos em seres vivos para verificar a absorção do remédio.
Em relação aos riscos de falsificação de medicamentos genéricos, Graziela afirma que o próprio consumidor pode colaborar com a Gerência de Fiscalização e Inspeção da Anvisa e denunciar os remédios suspeitos. Ela ressalta ainda certos procedimentos para reconhecer os genéricos.
De acordo com a gerente da Anvisa, é possível identificar o medicamento genérico no mercado por meio da embalagem específica, sem marca veiculada e com o logotipo G numa faixa amarela. Por lei, o genérico deve ser, no mínimo, 35% mais barato que o medicamento de referência – associado a uma marca.
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