Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 31 de Outubro de 2007 às 13:36
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) investe R$ 69 mil em infra-estrutura para a implantação de nove salas de informática em escolas estaduais no município de Barra do Bugres, a 160 km de Cuiabá. Os espaços foram entregues nesta terça-feira (30.10) pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, acompanhado pelas secretárias adjuntas de Políticas Educacionais e de Recursos Humanos, professoras Rosa Neide Sandes de Almeida e Vera Araújo, respectivamente.

O programa em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferece os computadores e pede a contrapartida do Estado que fica responsável pelo mobiliário, ar condicionado, logística e rede elétrica específica. O sucesso das instalações em Barra do Bugres é comemorado pelos assessores pedagógicos Francisco Chagas e Elias Fortunato Souza. Conforme eles, apenas duas escolas aguardam a chega dos equipamentos. “A meta é contemplar 100% das escolas do Estado com laboratórios de a informática”, declara Chagas.

A Seduc incentiva a meta dos assessores porque acredita na informática como ferramenta de aceleração do aprendizado, mas as ações no município de Barra do Bugres vão além das construções das salas de informática. O Estado está investindo em reformas e construções de prédios e salas na região. “As secretarias de Estado e municípios precisam trabalhar em parceria para chegarem ao objetivo comum que é melhorar a qualidade de ensino no Estado”, destaca o secretário de Educação, Ságuas Moraes Sousa.

A inauguração ocorreu em nove escolas estaduais da cidade e contou com apresentações artísticas dos estudantes e uma especial, feita em frente à sede da assessoria pedagógica de Barra do Bugres, por índios da aldeia Umutina, da Escola Estadual indígena Julá Pare. O grupo, coordenado pelo professor indígena Márcio Mozilar apresentou uma dança de boas-vindas e agradecimento para a comitiva da Seduc.

Na Escola Estadual Sabino Ferreira Maia, Distrito de Currupira - 45 quilômetros de Barra do Bugres – o diretor Rafaello Affonso se emocionou durante os agradecimentos, ao destacar a importância dos equipamentos para os alunos. “Muitas crianças da região não teriam outra possibilidade de acesso à informática”, disse.

A professora Odete Weber, da Escola Estadual 15 de Outubro, fez pronunciamento em nome dos professores. “A escola teve avanços em 2007 com as conquistas garantidas pela Seduc”, disse.

Uma apresentação de dança de rua, demonstrada pelo grupo Liberdade de Expressão, composto por alunos do colégio Alfredo José da Silva, revelou ações complementares desenvolvidas na escola e encerrou a programação de lançamento dos laboratórios. Fechando as atividades em Barra do Bugres, as secretárias adjuntas de Políticas Educacionais e Recursos Humanos, Rosa Neide e Vera Araújo, apresentaram à platéia formada por diretores, assessores pedagógicos e professores temas de interesse das respectivas áreas.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/200515/visualizar/