Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Outubro de 2007 às 09:46
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


A proposta do deputado José Riva (PP) de criar uma universidade federal no Norte de Mato Grosso com sede em Sinop, apresentada ao pleno da Assembléia Legislativa ano passado e reapresentada na sessão ordinária do dia 18 de setembro, ganhou simpatia do senador Jaime Campos (DEM/MT). O deputado Riva havia encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva, ao ministro da Educação, Fernando Haddad e à bancada federal mato-grossense, expediente tratando deste pleito.

Em pronunciamento dia 18 passado, o senador Jaime Campos comunicou aos seus pares que deu entrada na Secretaria-Geral da Mesa do Senado projetos de lei criando duas novas universidades federais, uma no Vale do Araguaia e outra na região Norte. “Pela posição estratégica e pelo alcance geopolítico destes territórios, as novas instituições podem significar a efetiva abertura de estudo sobre ecossistemas importantes para o bioma nacional”, argumentou Campos.

Jaime Campos reconheceu o valor da UFMT, que teve suas bases lançadas há 50 anos, para a consolidação do processo de desenvolvimento de Mato Grosso, mas admite que é hora de avançar, de criar novas estruturas de saber para que estas regiões desenvolvam “tecnologias de manejo do solo, da ocupação territorial, da exploração dos recursos vegetais, do corte seletivo da madeira, do turismo e da própria geração de emprego e renda”.

No projeto Jaime denomina de Uninorte, a com sede em Sinop e de Univale, a de Barra do Garças.

Riva justifica sua gestão para a região norte considerando o número de moradores que sofrem pelas dificuldades de acesso ao nível superior gratuito. Inúmeros jovens e adultos têm de se deslocar para Cuiabá ou outros Estados, segundo ele, para ingressarem nos cursos ofertados pelas universidades federais.

A educação é direito de todos, lembra Riva, porém, segundo ele, a inversão de valor é peculiar no estado. “O que se observa, especialmente no Norte de Mato Grosso, é uma deficiência que frusta as esperanças e expectativas de milhares de pessoas que sonham com um diploma de nível superior, fatos que contribuem para o aumento do desemprego, queda na geração de renda, insatisfação pessoal por não conquistar a carreira de seus sonhos”.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/200730/visualizar/