Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 28 de Outubro de 2007 às 13:54
Por: WISLEY TOMAZ

    Imprimir


Arenápolis, MT - Os 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio-ambiental do Alto do Rio Paraguai receberam um Censo Econômico elaborado pela Fundação Brasil, em Conjunto com a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Secretaria de Estado, Indústria, Comércio Minas e Energia (Sicme) e secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe).

A solenidade de entrega do Censo ocorreu na noite de quinta-feira (25.10) no auditório da Escola Agrícola Duílio Ribeiro Braga, no município de Arenápolis (258 km a Médio-Norte de Cuiabá) e contou com a presença dos Secretários de Estado, Neldo Egon Weirich (Desenvolvimento Rural) e Cloves Vetoratto (Projetos Estratégicos), além de prefeitos que fazem parte do Consórcio, representantes da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

O objetivo do Censo é a identificação das cadeias produtivas da região, bem como o estudo econômico do comércio, empresas públicas e privadas (formais e informais), das indústrias, entre outras. A partir dos levantamentos, o Governo do Estado de Mato Grosso pretende desenvolver projetos para levar o desenvolvimento social, econômico e ambiental dos municípios que fazem parte do Consórcio.

De acordo com Eduardo Fernandes, diretor executivo da Fundação Brasil, a partir do censo os municípios vão poder identificar diversos arranjos produtivos locais e suas cadeias produtivas, além de subsidiar o planejamento econômico da região, criar diversas atividades econômicas locais, disponibilizar informações importantes para a geração de trabalho e renda para comunidades carentes e prestar informações para futuros investidores.

Em toda região há 6.698 empresas, dividas entre indústria, comércio e serviço. Também foi levantado o número de habitantes nos municípios que fazem parte do Consórcio - 234.796 até 2006. Fazendo um comparativo, no ano de 1.970 havia 55.103, já no ano de 2000 esse número era de 198.000. Foi detectado que 82% dessas pessoas vivem em áreas urbanas e que essa população é, na sua maioria, jovem.

O secretário Cloves Vettorato falou da importância da realização do Censo e do papel do governo a partir dos resultados. “A intenção do Governo do Estado é trabalhar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em todas as regiões. Com a criação desses consórcios, isso pode ser efetivado de forma mais rápida e objetiva”, avalia.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio-ambiental do Alto do Rio Paraguai, o prefeito de Denise, Israel Antunes Marques, destacou que estão satisfeitos com o que o Governo de Mato Grosso tem feito pelos municípios da região. "Hoje, por exemplo, temos os secretários Neldo Weirich e Cloves Vettorato num evento de grande importância para nós, além dos secretários adjuntos e deputados. Isso prova que estamos assistidos e que unidos podemos promover o desenvolvimento de todos os municípios da nossa região”, disse Israel Antunes.

Também estavam presentes no evento os secretários adjuntos, Manoel Antônio Rodrigues Palma (Sicme), Oscemário Fortes Daltro (Seplan), Neurilan Fraga (Sepe) e os deputados estaduais, Zé Domingos, Erival Capistrano e Vagner Ramos, entre outras autoridades políticas locais e estaduais.

Na sexta-feira (26.10), os secretários realizaram visitas há algumas cadeias produtivas da região. Fazem parte do Consórcio do Alto do Rio Paraguai os municípios: Alto Paraguai, Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Nova Marilândia, Santo Afonso, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201034/visualizar/