Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 08:54

    Imprimir


Logo mais, às 10h30, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso sediará a solenidade de instalação da Central de Conciliação de Precatórios. O novo órgão do Poder Judiciário Estadual, sob responsabilidade do juiz auxiliar da Presidência Onivaldo Budny, será o responsável por realizar audiências de conciliação entre os cidadãos credores e as fazendas públicas devedoras de títulos precatórios, tanto do Estado e suas respectivas autarquias quanto dos municípios. A solenidade será realizada no Salão Nobre do TJMT.

Precatórios são créditos referentes a decisões judiciais transitado em julgado, ou seja, ações condenatórias em que o ente devedor já não tem mais opções de recurso. Atualmente, existem no TJMT 1.025 precatórios requisitórios, ou seja, mais de mil pessoas aguardando a real efetivação da decisão judicial.

Conforme determina o artigo 100 da Constituição Federal, há uma ordem cronológica a ser rigorosamente seguida de acordo com a data da protocolização do precatório. Por conta do elevado valor de alguns desses precatórios, na maioria das vezes o ente devedor não tem como quitá-lo integralmente, o que acaba 'emperrando' o pagamento de todos os demais títulos, independentemente do valor.

Portanto, ao viabilizar esses pagamentos por meio de acordos, a Central de Conciliação de Precatórios permitirá que a principal finalidade do Poder Judiciário seja cumprida: a efetivação e eficácia da prestação jurisdicional, metas da atual gestão do TJMT, presidida pelo desembargador Paulo Lessa durante o biênio 2007/2009.





Fonte: TJMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201862/visualizar/