Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 17 de Outubro de 2007 às 16:51
Por: DANIELLE TAVARES

    Imprimir


Cursos criados dentro do programa de Ciências Agro-ambientais em cinco campi da Universidade do Estado de Mato Grosso devem passar por reestruturação. Com essa proposta o Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT) esteve reunido (15 e 16.10) com representantes de campi que oferecem habilitação em Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Biologia para estudar a viabilidade de implantação e efetivação do programa.

Na ocasião, a coordenadora do Programa em Tangará da Serra, professora Edenir Serigatto, expôs como a iniciativa vem sendo desenvolvida com êxito na região, desde 2001. Naquele campus, os cursos de Ciências Biológicas e Agronomia integram as Ciências Agro-ambientais. Com uma metodologia inovadora, o programa busca integrar os profissionais das duas áreas formando agrônomos e biólogos com uma visão mais crítica e sistêmica.

Desde que ingressam na faculdade, os acadêmicos percebem que terão pela frente uma formação diferenciada. Nos dois primeiros semestres, as turmas são constituídas de forma mista, com estudantes de agronomia e biologia nos conteúdos de base comum. Os trabalhos são desenvolvidos por Grupos de Aprendizado (GAs) que, sob uma ótica multidisciplinar, abordam temas-problemas da região, envolvendo constantes atividades de campo.

Cada semestre do curso adota uma comunidade para ser estudada, pesquisada e atendida. "Os trabalhos são desenvolvidos na mesma comunidade, desde o início até o final do curso, possibilitando ao acadêmico não apenas pesquisar sobre determinado local, mas levar respostas aos moradores. O estudo possibilitará um diagnóstico sócio-econômico e ambiental de cada região", explicou a professora Edenir. Atualmente, são atendidas Cerra dos Palmares e Agrovila II, no assentamento Antônio Conselheiro, e a comunidade de São Joaquim.

Ao final de cada semestre os estudantes envolvidos nos GAs apresentam o resultado de seus trabalhos para uma banca e são avaliados quanto ao conteúdo, realização do projeto e participação de todos no processo. Essa metodologia vem alcançando bons resultados, como maior envolvimento dos acadêmicos, mais publicação e apresentação em congressos na área.

A proposta de flexibilizando da estrutura curricular dos cursos que integram programa de Ciências Agro-ambientais será levada pelos representantes dos campi que estiveram presentes na reunião: Alta Floresta, Tangará da Serra, Cáceres e Pontes e Lacerda para análise e discussão com respectivo quadro docente. "A intenção é que o projeto envolvendo todos os cursos ligados ao Programa seja apresentado no próximo Conepe", explicou Larissa Scalon Lemos, diretora do ICNT.

Outras informações: (65) 3221-0048.




Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/202486/visualizar/