Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 06 de Outubro de 2007 às 19:12

    Imprimir


- Um homem de 72 anos, que quer manter sua identidade em segredo, decidiu doar o esperma que pode gerar seu próprio neto.

O objetivo dele é ajudar seu filho e a nora, que estão na faixa dos 30 anos, e não tiveram sucesso em tentativas anteriores de fertilização in vitro.

Testes preliminares - realizados na Clínica de Mulheres de Londres, onde o casal está sendo tratado - indicaram que o esperma é viável.

Não é incomum que homens continuem produzindo esperma saudável mesmo depois dos oitenta anos, mas o bebê gerado a partir deste sêmen será filho genético do avô e meio-irmão do próprio pai.

Um dos diretores médicos da clínica, Kamal Ahuja, disse ter passado meses em discussão com entidades independentes e comissões éticas antes de tomar a decisão de levar o tratamento adiante.

Peter Bowen-Simkins, outro médico da clínica, disse que nunca viu um caso como este antes, mas afirma que avanços nos tratamentos de fertilidade fizeram com que as pessoas passassem a contemplar todas as opções disponíveis.

"A sociedade também mudou suas percepções sobre o que é ou não aceitável. Neste caso, manter a identidade da criança similar a do casal era um fator muito importante. O marido não tem irmãos, por isso ele decidiu escolher o próprio pai para ajudar", disse o médico.

Na Grã-Bretanha, a doação de esperma ou óvulos por membros da família é permitida por lei.

Mas uma vez que alguém aceita que seu esperma seja usado numa fertilização, ele passa a não ter nenhum direito legal sobre quaisquer crianças que sejam geradas pelo tratamento.

Ainda segundo as leis britânicas, quando a criança faz 18 anos, ela tem o direito de saber quem são seus pais biológicos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/203936/visualizar/