Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 06 de Outubro de 2007 às 09:02

    Imprimir


Neste sábado, 1.154 estudantes do último ano do ensino fundamental e do ensino médio de 40 escolas de Mato Grosso participarão das provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física 2007 (OBF). O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Da primeira fase, realizada em agosto, participaram 3.277 estudantes mato-grossenses, de 73 escolas.

A Olimpíada está sendo realizada em todos os estados brasileiros. O evento deste ano, que está em sua oitava edição, recebeu em todo o Brasil um número duas vezes maior de inscritos do que no ano passado. Participaram da primeira fase, em agosto, 129.268 alunos, de 3.445 escolas. Em 2006, foram 64.673 participantes, de 3.414 escolas. Já o total de alunos que passaram para a segunda fase este ano aumentou 36,8% em relação aos 32.967 que fizeram a segunda prova da Olimpíada em 2006.

Segundo o presidente da comissão organizadora da OBF, professor David Vianna, esse crescimento ocorreu devido a uma melhor divulgação da Olimpíada e à participação dos alunos da última série do ensino fundamental nas provas. Na segunda fase, as provas serão discursivas e terão um grau de dificuldade maior do que na primeira. Os que forem aprovados terão de enfrentar ainda a terceira e última fase, que ocorrerá em novembro. Na etapa final da Olimpíada também serão realizados, em diversos estados, eventos paralelos para os professores, tais como palestras e mini-cursos.

O objetivo do evento, que tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é despertar e estimular nos estudantes o interesse pela Física e por outras ciências, melhorar seu ensino e incentivar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas. As provas também servem de preparação para a Olimpíada Internacional de Física, que em 2008 ocorrerá no Vietnã.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204009/visualizar/