Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 05 de Outubro de 2007 às 16:31
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Unemat vai oferecer nova turma de Educação Superior Indígena DANIELLE TAVARES Assessoria/Unemat A partir de 2008, o campus da Unemat em Luciara (1.166 km de Cuiabá) vai ser sede de uma nova turma do Programa de Educação Superior Indígena (Proesi). Serão 50 vagas no curso de licenciatura específico para as etnias Carajás e Tapirapés.

A oferta da nova turma representa um investimento na ordem de R$ 677.450, possibilitado por meio de convênio entre Universidade do Estado de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pelo período de 2008 a 2013. “A Unemat consolida suas políticas públicas voltadas para os povos indígenas, atuando na promoção da cidadania em diferentes regiões do Estado”, avalia o reitor Taisir Karim.

O Vestibular para seleção dos acadêmicos será realizado no início do próximo ano. “Esta é uma ampliação das ações afirmativas da Universidade, possibilitada a partir da criação do Programa de Educação Indígena. É uma iniciativa que possibilita inclusão social, na qual os povos indígenas são os protagonistas do processo”, explica o coordenador geral, Elias Januário.

O Proesi tem por objetivo a formação de indígenas para a docência no Ensino Fundamental e Médio em suas respectivas aldeias. Os educandos podem optar por habilitação em: Ciências Sociais; Linguagem, Artes e Literatura; ou Ciências Matemáticas e da Natureza.

A consolidação desse curso em Luciara é uma antiga demanda de povos daquela região. “A Unemat está muito ligada à história do Médio Araguaia e sua presença contribui para a melhoria da qualidade de vida”, explica Luiz Antônio Barbosa Soares, coordenador do campus regional.

Há uma demanda de mais de cinco mil alunos em cerca de 180 aldeias nas escolas. A necessidade de qualificação para atender esse público também foi documentada no encontro “Oficina de Idéias”, realizado neste ano na aldeia Fontoura, quando diversas lideranças indígenas produziram um documento no qual destacam a necessidade de formação superior para o desenvolvimento da região.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3221-0000.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204101/visualizar/