Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 02 de Outubro de 2007 às 15:54

    Imprimir


Cinqüenta e três reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá [antigo presídio do Carumbé] estão se preparando para prestar o vestibular.

Os beneficiados com o projeto são presos condenados e considerados de baixa periculosidade pa Justiça. O método para que eles consigam concluir o curso superior é aplicado pelo regime de ensino à distância. Administração de empresas, análises de sistema e pedagogia são as disciplinas disponíveis.

Nesta segunda-feira (1), eles participaram da primeira aula do curso pré-vestibular, que terá duração de dois meses. As aulas fazem parte do programa “Reconstruir com Cidadania” e acontecem de segunda a quarta-feira e às sextas-feiras, das 8 horas às 11 horas.

Nas quintas-feiras não haverá aula já que é dia de visita na unidade.

A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Corregedoria Geral de Justiça e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

O programa “Reconstruir com Cidadania” faz parte de um conjunto de ações lançadas durante a 1ª Semana Estadual de Ressocialização de Mato Grosso, realizada entre os dias 26 e 31 de agosto, e tem por objetivo a reconstrução da cidadania dos reeducandos, combatendo a discriminação e, visando, inclusive, a transversalidade entre órgãos do próprio Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Prefeituras Municipais.

O Cuiabá-Vest, que já acontece na Capital, de acordo com o secretário adjunto de Justiça, Carlos Santana, oferece aos reeducandos novas expectativas e oportunidades.

“A unidade já desenvolve diversas ações na área de educação e o curso pré-vestibular reforça e integra todas essas atividades”, salientou ele.

As primeiras aulas foram ministradas pelo professor Sérgio Cintra, coordenador do Cuiabá-Vest e pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), que falou sobre História de Cuiabá.

O coordenador do Cuiabá-Vest, professor Sérgio Cintra, explicou que as aulas serão ministradas pelos professores já inseridos no Cuiabá-Vest.

“A qualidade das aulas serão as mesmas aplicadas nas outras unidades do projeto. Portanto, estamos com uma equipe de profissionais excelentes e aptos para colaborar com a educação em todos os setores da capital”.

O diretor do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Dilton Matos de Freitas, explicou que 53 reeducandos inscritos no cursinho passaram por uma avaliação antes da seleção, onde os principais critérios utilizados foram o comportamento e o tempo restante de pena de cada um.

“Procuramos selecionar aqueles que estão próximos de cumprir a pena, pois além de evitar possíveis fugas daqueles que não tem expectativa de saída, ainda colaboramos com a ressocializacão dos que estão prestes a serem devolvidos ao mercado de trabalho”.

ENSINO À DISTÂNCIA

Os reeducandos que estão se preparando para o vestibular vão prestar as provas para os cursos do Ensino à Distancia – Educon. Hoje vinte alunos, sendo oito reeducandos e 12 servidores, estão cursando Administração de Empresas, Análise de Sistemas e Pedagogia por meio de Ensino à Distância. Os alunos estudam por meio de teleconferências, estudo individual e atividades pela Internet.

As aulas acontecem uma vez por semana (segunda-feira – Administração; quarta-feira – Análise de Sistema; sábado – Pedagogia), e os alunos têm a sua disposição biblioteca, laboratório de informática (montado pela faculdade) e supervisão.

As demais atividades acadêmicas, como aulas interativas, textos complementares e provas, são realizadas através do Portal Educacional Educon, disponível 24 horas por dia na Internet.

As provas do vestibular da Educon serão realizadas no dia 21 de outubro e, no final de novembro, aqueles que se prepararam terão uma nova oportunidade.

CUIABÁ-VEST

O cursinho Pré-vestibular foi criado em 2005 e hoje atende cerca de três mil vestibulandos distribuídos em seis pólos instalados no Centro Comunitário do Novo Terceiro (região Oeste); Salão Paroquial da Igreja Santa Rita (Centro), Administração Regional Sul (Coxipó), sede da Obra Kolping, no CPA III (região Norte); Escola Nossa Senhora Aparecida (Novo Colorado); Centro Comunitário do Tijucal e Funec (Centro).





Fonte: Midia News/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204666/visualizar/