Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 01 de Outubro de 2007 às 18:53

    Imprimir


A grande incidência de fumaça em municípios da região Norte, devido às queimadas (que voltaram a ser proibidas até o próximo dia 15), contribuindo para o aumento de doenças respiratórias, é preocupante. Algumas prefeituras já começam a se mobilizar em busca de soluções. Em Sinop, foi publicado hoje um decreto de 'estado de emergência', cuja homologação dependerá do governador Blairo Maggi. A informação foi dada esta tarde, pelo prefeito Nilson Leitão, durante entrevista coletiva.

Foi a primeira vez que o município toma uma ação como esta. Leitão justificou que a intenção é antercipar-se a quaisquer problemas que possam ser gerados devido ao acúmulo de fumaça. Dessa forma, em caso de um 'possível surto' de doenças respiratórias, o município teria como recorrer ao Estado, pedindo mais verbas para Saúde.

"Ficamos assustados com a situação que está Sinop e todo Mato Grosso. A intenção é sensibilizar o governo no sentido de tomar algumas atitudes tentando previnir essas queimadas, que vêm ocorrendo de forma absurda. Aumentar a questão de brigadistas, equipamentos. Faremos nossa parte no sentido preventivo", destacou.

Algumas ações serão realizadas. A Secretaria de Saúde deverá mobilizar uma equipe com médicos, enfermeiros, técnicos, e trabalhar com palestras em escolas, associações de bairros, com objetivo de orientar a população quanto as doenças mais freqüentes do período e quais prevenções podem ser tomadas.

De acordo com o secretário Valério Gobbato, um aumento na procura por atendimento nos postos de saúde e no Pronto Atendimento, devido aos problemas respiratórios já foi sentido. "Estamos direcionando as equipes para que atendam todas as emergências mas que dêem uma atenção especial a essa questão respiratória, porque isso pode se tornar uma situação mais séria", declarou.

Nas escolas, as aulas de educação física foram suspensas. Segundo a secretária Rosa Oliva de Almeida, nos horários serão realizadas atividades pedagógicas específicas. Bacias com água também vêm sendo colocadas, para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar.

"Queremos tranquilizar ainda os pais que têm seus filhos nas creches, que lá os professores estão cuidando das crianças", destacou.

Nas escolas municipais da Gleba Mercedes V (80km de Sinop) as aulas foram interrompidas. "O que acontece na gleba é que a proximidade da mata com a escola é muito próxima e os alunos estavam sendo prejudicados. Lá, nós temos um calendário diferenciado e os pais poderão ficar tranqüilos que não haverá nenhum prejuízo quanto ao ensino dos seus filhos", conclui.

Ainda segundo a secretária, as aulas nas escolas localizadas na área urbana do município continuam. A Secretaria de Esportes suspendeu as aulas nas escolinhas esportivas, de ginástica e dança, até que a situação seja normalizada. Desde o último dia 25, quando encerrou o período de proibição das queimadas muitas cidades da região ficaram encobertas. O governo já prorrogou a proibição, válida até o dia 15. Em União do Sul, animais morreram após incêndios nos pastos das fazendas.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/204804/visualizar/