Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 21 de Setembro de 2007 às 16:37
Por: Maria Nascimento

    Imprimir


“Sabemos que não se faz uma boa educação sem que os educadores estejam devidamente comprometidos com a qualidade da sua formação profissional. Sem essa qualificação, a tarefa de melhor educar nossas crianças e jovens fica resolvida pela metade, pois não se faz bem feito àquilo que não se sabe como fazer bem feito”. A afirmativa partiu do deputado Maksuês Leite (PP) ao propor para Mato Grosso a criação, dentro da Rede Estadual de Ensino do programa Cesta Pedagógica.

O programa consiste de uma composição de acervo de livros para educadores como complemento à sua formação profissional e será composto de, no mínimo, dez livros de natureza pedagógica, cultural ou literária, publicados em língua portuguesa. “Estaremos investindo na formação dos educadores, fomentando a escolha de seu material de trabalho, bem como valorizando o conhecimento organizado através do livro, da cultura da leitura”.

Pelo projeto, serão beneficiados todos os profissionais docentes e especialistas da educação básica da rede. Os livros serão oferecidos aos educadores no mês de outubro através de um vale-bônus, com valor corrigido anualmente por um índice de preço ao consumidor ou indicador similar, cujo valor deverá corresponder ao preço médio de mercado dos referidos livros. O vale deverá ser trocado pelos livros em estabelecimentos previamente credenciados, até o final de novembro.

Para tentar sensibilizar os colegas a aprovar, e o governo a sancionar a nova lei, o parlamentar lembrará que todas as administrações sabem da importância do investimento de recursos na formação dos educadores. E, citará dentro da legislação as perspectivas de cobertura financeira.

Maksuês lembrou que, nos últimos tempos, a discussão sobre o tema deixou de ser apenas propostas para se concretizar em leis. Entre estas, já provadas, estão o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a Lei Federal nº. 10.172/2001 que criou o Plano Nacional de Educação.

As duas, trazem, como objetivos, dentre outros, a elevação global do nível de escolaridade da população e a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis da educação e, como prioridades, também dentre outras, a valorização dos profissionais da educação. Na segunda, “do Plano Nacional - está claro que deverá ser dada particular atenção à formação inicial e continuada, em especial dos professores, por isso, vemos que não falta sustentação legal para que se invista nessa formação”, disse o deputado.

Maksuês lembrou o grande educar Paulo Freire, que sempre alertou que o professor o sujeito da escolha do material didático que subsidiará sua formação.

Para o deputado, o projeto em tramitação na AL caminha nessa direção, “de concretizar as condições dignas de formação dos nossos educadores dentro da lógica de que o saber teórico que trará melhorias das práticas educacionais se encontra nos livros”, finalizou.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206313/visualizar/