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Educação/Vestibular
Segunda - 17 de Setembro de 2007 às 22:23

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Deputados federais, secretários de educação e demais autoridades políticas de diferentes partidos se reuniram em Brasília, nesta segunda-feira (17/09), no Seminário Internacional "Educação no século 21: modelos de sucesso". O encontro, promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, debateu sobre o Ensino Médio Diversificado. O evento é a segunda edição de um ciclo de três seminários que vai trazer especialistas da Ásia, Europa e Américas.

Com o objetivo de identificar soluções estruturais para a transformação do sistema educacional brasileiro, principalmente, no que tange jovens, ensino médio, ensino profissional e mercado de trabalho. Na cerimônia de abertura do evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, elogiou a iniciativa do Poder Legislativo e destacou que a educação brasileira vive um momento importante, porém delicado.

"O MEC entende que a educação brasileira passa por um momento de decisões políticas importantes e não acredito que a transformação educacional se dará apenas por questões administrativas. Esta reforma só será possível com uma transformação cultural”, define. “Dentre os pontos mais preocupantes é o ensino médio. Mesmo com as iniciativas do MEC, o ensino médio precisa de uma atenção maior para que podemos colher resultados positivos a curto e longo prazo", pondera.

Na avaliação do deputado Carlos Abicalil (PT), membro da comissão de Educação e Cultura da Câmara e mediador da mesa no seminário, o evento revela reformas exitosas de outros países que poderão auxiliar o Brasil na transformação educacional. "Já cumprimos a universalização do ensino e agora devemos partir para os investimentos na qualidade da educação brasileira com ação estratégica. É notório que as sugestões dos palestrantes são importantes e, não tenho dúvida, servirão para nortear a nossa reforma", disse.

Abicalil destacou ainda, que a preocupação em relação ao ensino médio é de todos os educadores, pois é uma etapa preponderante para o acesso ao ensino superior. "Não podemos falar em modelo no singular, mas sim modelos de sucesso do sistema educacional internacional, principalmente, do ensino médio. Portanto, a importância do seminário para conhecermos e debatermos os exemplos utilizados em outros países", ressalta.

Ensino Médio – A preocupação do desempenho no Ensino Médio foi pautada pelos palestrantes. De acordo com o professor Claúdio de Moura Castro, das Faculdades Pitágoras, o ensino médio do sistema educacional brasileiro pode estar no ‘olho do furacão’. "Particularmente, eu não conheço nenhum país que está feliz com o sistema de ensino médio. O Brasil não é diferente. Em 1960, apenas 11% da população brasileira estavam na escola. Em 2006, este número saltou para 30%. Entretanto, este enorme avanço, infelizmente, nos remete a um triste dado em que revela que muito dos alunos registram um alto índice de repetência", explica.

Para o professor Castro, o Brasil apresenta um significativo avanço no número de matrículas, mas um atraso em relação à qualificação dos professores e média de conhecimento dos alunos.

Segundo o Ph.D da European Training Foundation (Itália), Pasi Sahlberg, que debateu sobre o ensino médio nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), quanto mais tempo os jovens permanecem na escola melhor será o impacto do crescimento econômico do país. "Se avaliarmos os dados dos países que compõem a OCDE, todos apresentarão estatísticas positivas em relação à qualidade de ensino, ao número de matrículas, oferta de vagas e qualificação dos professores", avalia.

O professor Thomas Deissinger, da Universidade de Konstanz, utilizou o exemplo do sistema educacional alemão. "A educação alemã apresenta, sistematicamente, cinco etapas, sendo elas universidade educação superior, sistemas dual - ou aprendizagem -, escolas técnicas de tempo integral, cursos técnicos especiais e programas de treinamento. Portanto, hoje, a Alemanha apresenta um quadro de mais de 17 milhões de alunos, sendo 2,4 milhões somente na pré-escola", revela.

O professor destacou os avanços no sistema educacional brasileiro devido às transformações aplicadas no país. "Entre os pontos de modificação destaco o status e forças do sistema de formação profissional, compromisso e apoio pelos empregadores, financiamento, controle de qualidade e certificado de formação, treinamento de empresas, entre outros", destaca.

Ciclo - O terceiro e último ciclo de debates do Seminário Internacional "Educação no século 21: modelos de sucesso” tratará sobre educação infantil e será realizado no próximo dia 15 de outubro.




Fonte: 24 Horas News

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