Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 14 de Setembro de 2007 às 14:22
Por: Gisele Bedin

    Imprimir


Na véspera de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá) completar 59 anos,festejado em 15 de setembro, o município comemora mais um passo na luta contra o retrocesso dos últimos anos. Hoje (14) o governador Blairo Maggi, acompanhado pelo secretario de Estado de Educação, Ságuas Moraes; o deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB); assina a escritura do terreno onde será construído um Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A construção de um Campus da UFMT em Barra do Garças é um desejo antigo da população. A área adquirida pelo Estado para a construção é de 69 hectares e pertencia a Druanza Indústria de Bebidas Ltda., a antiga Drury’s. O pagamento do terreno foi efetuado em 10 de julho pelo deputado Adalto de Freitas Filho (Daltinho) e o secretário adjunto da Casa Civil, Antônio Kato.

A comunidade estudantil de Barra do Garças e Municípios vizinhos contavam apenas com o Campus da UFMT em Pontal do Araguaia, divisa entre Mato Grosso e Goiás.“Essa é uma grande conquista para o Araguaia.Investir em educação é o melhor caminho para o desenvolvimento. Quanto melhor atuarmos nesta área, melhor será o futuro das novas gerações. O Araguaia deve e pode superar o atraso no desenvolvimento”, ressaltou o deputado Daltinho.

Comemorações - As festividades em comemoração ao aniversário de 59 anos de Barra do Garças começaram em 30 de agosto com a abertura de uma Feira de Negócios e encerram em 29 de setembro com a realização dos 26ª Jogos Regionais Estudantis Mato-grossenses.

O tradicional desfile cívico-militar será realizado hoje (14), a partir das 18h, na Avenida Ministro João Alberto. A expectativa da prefeitura municipal é que mais de 10 mil pessoas assistam ao desfile que contará com a apresentação de 70 entidades, entre escolas, creches, empresas e militares. O encerramento da celebração está previsto para às 21h30.

O desfile contará com a presença do governador Blairo Maggi, do deputado Daltinho, do secretario de Estado de Educação, Ságuas Moraes; do Prefeito Zózimo Chaparral, vereadores e lideranças.

Barra do Garças - Conhecida também como o “Roteiro das Águas”, Barra possui inúmeras belezas naturais, como trilhas, cachoeiras, cavernas, grutas, águas termais, o encontro dos rios Garças e Araguaia, além do lado místico e o esoterismo.

A três quilômetros do centro da cidade fica o Parque Estadual da Serra Azul, com 11 mil hectares. Podem ser encontradas no parque 14 cachoeiras formadas pelo Córrego das Voadeiras. As mais visitadas são as da Usina, com oito metros de altura, e a do Pé da Serra, com 28 metros, cujo cenário serve também para a prática do rappel. O Parque não se limita somente às cachoeiras e trilhas; também abriga sítios paleontólogos e arqueológicos ainda não catalogados.

A Serra Azul também é conhecida pelo lado místico. Inspirado nas histórias de que objetos voadores não Identificados aparecem na região. Discoporto é um dos atrativos turísticos da região. Idealizado, em 1995, por Valdon Varjão (foi vereador, prefeito, deputado federal e senador) a construção do Discoporto para “recepcionar” os alienígenas que desejassem visitar nosso planeta tem atraído muitos curiosos. Ao final de uma das trilhas da serra, o visitante se depara com uma nave construída com restos de sucata. Imagens de extraterrestres ajudam a compor a paisagem. A idéia contribuiu para que a cidade ficasse conhecida , aguçando a curiosidade de muita gente dentro e fora do País.

Outro ponto turístico é o Parque das Águas Quentes. As águas, que têm propriedades medicinais, atraem visitantes de várias partes do país. Em algumas piscinas a temperatura da água chega a 43ºC.,

A cidade de Barra do Garças também tem a preocupação de preservar laços culturais com as aldeias indígenas ainda existentes na região. A cultura Xavante com suas danças e rituais contribui para o ecoturismo.





Fonte: Assessoria de Gabinete – Dep. Daltinho

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/207147/visualizar/