Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 10 de Setembro de 2007 às 17:08

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, abriu hoje em Cuiabá, a 4ª reunião estadual de avaliação do Programa de Controle da Dengue, com objetivo de avaliar a execução das ações executadas pelo governo estadual e municípios nos últimos 12 meses e projetar o combate da doença durante o resto do ano.

“Há quatro anos realizamos reuniões de avaliação do programa, conforme aplicado no Estado, mas a reunião desse ano é especialmente pertinente em vista de 2007 ter se tornado um ano atípico em relação ao crescimento da doença. Assim, vamos examinar as ações realizadas, identificando setores que precisam de mais atenção e fortalecendo as parcerias com os municípios e com a população, segmentos imprescindíveis para o êxito do controle da dengue”, disse o secretário.

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde contabilizaram o fechamento do ano de 2006 com 16.123 casos notificados. Já este ano, até agosto, os números totalizam 17.600 casos notificados em Mato Grosso.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Encarnação Villa, explicou que o Estado ministra capacitações para preparar os técnicos da Saúde para o enfrentamento à doença. "O que queremos examinar nesta reunião são as experiências exitosas, que podem ser usadas como modelo de combate à doença, além de discutir como podemos fortalecer a parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, a mobilização social e as ações multisetoriais envolvendo, no interior, os Escritórios Regionais de Saúde, a Atenção Básica e outros segmentos da Saúde”, destacou.

Ao tecer observações sobre a situação da dengue no país, a representante do Ministério da Saúde (MS), Suely Esashika, lembrou que a tendência de aumento de notificações da dengue não é uma característica de Mato Grosso. “Até julho deste ano tivemos mais de 420 mil casos notificados em todo o país, o que revela um aumento acima de 42% sobre o mesmo período do ano anterior. A tendência de aumento também é demonstrada nos números de notificações da dengue para a região Centro-Oeste. De 50.649 casos notificados até julho 2006, houve um aumento para 98.256 notificações, no mesmo período de 2007, especialmente devido ao aumento de notificações no Estado de Mato Grosso do Sul responsável até o momento por mais de 70 mil casos”, explicou Esashika.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/207789/visualizar/