Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Setembro de 2007 às 09:50

    Imprimir


Controlar a hipertensão é a recomendação de qualquer médico para seus pacientes. No caso dos diabéticos com o tipo 2 da doença - a mais freqüente -, uma pesquisa revela que diminuir a pressão arterial para uma média de 13,5 por 8 pode reduzir em 18% as mortes por doenças coronarianas, como o enfarte.

A pesquisa, publicada na revista The Lancet e apresentada ontem em Viena durante um congresso de cardiologia, utilizou um medicamento que combina duas drogas para o controle da pressão arterial: a indapamida (diurético) e o perindopril (redutor de pressão com ação sobre o hormônio ECA - Enzima Conversora da Angiotensia). No estudo, a pressão dos pacientes foi reduzida até 13,4 por 7. Os resultados deixam claros os benefícios.

Cerca de 40% dos pacientes diabéticos morrem problemas cardíacos. Além disso, a doença - que se caracteriza pela resistência à ação da insulina e normalmente é associada à obesidade e fatores hereditários - aumenta em 10% a probabilidade de morte por doenças do coração.

Realizada com mais de 11 mil pessoas em 20 países, como o Canadá, Austrália, China e França - o Brasil não participou -, o estudo Advance (sigla em inglês de Ação em Diabetes e Doença Vascular) é o maior já realizado para avaliar a relação da doença com os problemas cardiovasculares.

Além da diminuição das mortes por doenças coronarianas, o uso das drogas reduziu em 14% o índice total de mortalidade, de hospitalização por eventos coronarianos e de cirurgias para a desobstrução de artérias. As mortes por problemas renais diminuíram 21% no grupo de pacientes que utilizaram o medicamento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208546/visualizar/