Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 31 de Agosto de 2007 às 19:34

    Imprimir


O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP) afirmou hoje que, entre os assuntos principais em debate no 3º Congresso Nacional da legenda, estão uma nova Constituinte e uma ampla reforma política, com o sistema de uma única Câmara Legislativa (unicameral). Segundo ele, muitos países têm esse sistema, o que no entender do PT é muito mais produtivo para a democracia, agiliza os processos e reproduz a vontade do povo.

Ao falar dos pontos defendidos pelo PT, Berzoini destacou que os Estados são hoje representados de maneira desigual. "Na Câmara, um pouco desigual e no Senado, profundamente desigual". No seu entender, no atual sistema político brasileiro, que é bicameral, quem representa a sociedade é a Câmara dos Deputados. Na avaliação dele, o PT pretende discutir uma nova Constituinte com a sociedade para corrigir "os vícios da Constituição de 1988". No seu entender esses vícios ocorrem sobretudo no sistema político, citando como exemplos a falta de fidelidade partidária e o financiamento privado de campanha.

Berzoini falou também a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu abrir ação penal contra 40 envolvidos no esquema do mensalão. Segundo ele, não há razão para que este assunto fique de fora do congresso do partido. Mas ressalvou que "o assunto não é prioridade e não há razão para ser tema central desse congresso". O presidente nacional do PT disse que não está programado nenhum ato de desagravo aos petistas envolvidos no processo e frisou que a legenda tem sido solidária a eles.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208928/visualizar/