Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Agosto de 2007 às 18:12

    Imprimir


A Ginco Empreendimentos, em parceria com o Hemocentro de Mato Grosso, realiza, nesta sexta-feira (31), a campanha “Doar sangue é vida”. A ação acontece a partir das 14 horas no condomínio Belvedere, no bairro Recanto dos Pássaros. Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da construtora, Benedito Carneiro Gomes, o objetivo é estimular o sentimento de solidariedade entre os 78 funcionários.

Para a responsável pela captação de doadores do Hemocentro, Rosângela Bufulin, a iniciativa é bem recebida, em virtude da constante necessidade de doadores de sangue. “As pessoas precisam compreender a importância desse gesto. Com uma pequena contribuição elas salvam dezenas de vidas”. De cada doador voluntário são retirados 450 ml de sangue.

Ela explica que o Hemocentro é responsável pelo atendimento dos pronto socorros de Cuiabá e Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Muller e todo o interior do Estado. “Por sermos referência em Mato Grosso no tratamento de doenças do sangue, temos ainda que atender nosso ambulatório”.

Rosângela afirma que para suprir a demanda atual seria necessária a coleta diária de 120 bolsas de sangue. Entretanto, o número máximo não ultrapassa 80 bolsas de sangue ao dia. “Daí a necessidade de estarmos realizando essas campanhas emergenciais com as coletas externas”.

Na próxima semana, outra ação da Cipa mobilizará os funcionários da Ginco Empreendimentos. Desta vez, será ofertada a segunda dose da vacina contra febre amarela, hepatite e tétano.

REQUISITOS – Para que uma pessoa esteja apta a doar sangue é preciso que atenda aos seguintes critérios: idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 65 quilos, gozar de boa saúde e possuir, no ato da doação, documento de identidade com foto.

Rosângela Bufulin explica que, após este processo, é realizada a triagem hematológica e a clínica. Verificada a aptidão do voluntário, ele segue para a coleta do sangue. Parte do material coletado é usada para a realização de exame de sangue completo. O resultado do hemograma é enviado, após 30 dias, ao doador.





Fonte: Dialog Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209140/visualizar/