Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 17:26

    Imprimir


Nesta quarta-feira (29), o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Mas o combate ao fumo, na realidade, acontece todos os dias. E diversos médicos se unem nessa causa. Se você quer parar de fumar, há diversos especialistas que podem te ajudar.

Na prática, qualquer pessoa com formação médica e experiência no trabalho antitabagista pode ajudar um fumante a abandonar o vício. Na realidade, os principais especialistas que se unem nessa causa são: pneumologistas, cardiologistas, psiquiatras e clínicos gerais.

Cada médico, obviamente, vai mudar um pouco o tratamento. Os pneumologistas, por exemplo, vão concentrar seu trabalho na desintoxicação do pulmão, enquanto psiquiatras preferirão usar medicamentos antidepressivos. A base do tratamento, no entanto, é a mesma, não importa o profissional. O mais importante para ajudar um fumante a largar o cigarro é o encorajamento.

Clique aqui e faça o teste e descubra se você está pronto para deixar o cigarro de lado.

Apesar do que muitos não-fumantes acreditam, largar o fumo não é uma simples questão de força de vontade. Quando o cigarro vira um vício o organismo sente a falta da nicotina, o que torna parar de fumar algo nada agradável.

É exatamente por ser tão difícil e desagradável, que os médicos acham necessário acompanhar os fumantes em processo de abandono do fumo. A dificuldade é que a maioria das pessoas não considera fumar uma doença e, por isso, não pensa em ir a um consultório.

Com a ajuda do médico, as chances de abandonar o cigarro de vez aumentam consideravelmente e a experiência fica bem menos desgastante. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde, apenas 5% dos fumantes que tentam largar o cigarro sem acompanhamento médico têm sucesso. Dentre eles, só entre 0,5% e 5% não têm recaídas. Apenas ao fazer uma consulta com um médico, as chances de sucesso sobem para 10%. Se o acompanhamento do especialista for feito, sem uso de medicamentos, elas vão para 15%. Com remédios, para 30%.

O tratamento para abandonar é cigarro é personalizado, de acordo com o comprometimento, o dia-a-dia e o nível de vício da pessoa. O médico vai estabelecendo metas realistas para que o fumante não sofra demais durante o processo.

Os benefícios de abandonar o cigarro são imensos e começam a surgir rapidamente:

Vinte minutos depois do último cigarro: a pressão arterial começa a baixar;

Um dia sem fumar: os níveis de monóxido de carbono nos pulmões voltam ao normal;

Dois dias sem fumar: já não há nicotina no organismo e a língua volta a perceber melhor o sabor dos alimentos;

Após doze semanas: os pulmões e a circulação melhoram;

Um ano depois: o risco de infarto cai pela metade;

Dez anos depois: o risco de câncer de pulmão cai pela metade;

Quinze anos depois: o risco de infartos e derrames é o mesmo de uma pessoa que nunca fumou na vida.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209244/visualizar/