Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 15:37

    Imprimir


O número de fumantes no Brasil caiu 40% nos últimos 18 anos, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Atualmente, 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante. No Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo.

Neste dia 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Inca concentra seu alerta para os males da exposição de não-fumantes à fumaça do cigarro. Os males do tabagismo passivo vão de irritação nos olhos, tosse, dor de cabeça e aumento dos problemas alérgicos e cardíacos até efeitos de médio e longo prazo.

Pesquisas nacionais e internacionais apontam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. Além disso, têm propensão à asma, redução da capacidade respiratória, 24% a mais de chances de infarto do miocárdio e maior risco de atereosclerose.

Crianças expostas à fumaça do tabaco podem desenvolver doença cardiovascular quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica. Os filhos de gestantes que fumam apresentam o dobro de chances de nascer com baixo peso e 70% de possibilidades de sofrer um aborto espontâneo; 30% podem morrer ao nascer. Durante o aleitamento, a criança recebe nicotina por meio do leite materno.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209264/visualizar/