Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Agosto de 2007 às 13:08

    Imprimir


Durante todo o dia de hoje, na Escola de Saúde Pública, no bairro Coophema, é realizado o curso de capacitação para profissionais de saúde sobre Tuberculose e Aids organizado pelas coordenações dos programas DST-AIDS e Tuberculose da Secretaria de Saúde de Cuiabá. O curso de capacitação tem o objetivo de qualificar o atendimento realizado por profissionais que atendem a esses dois programas.

No momento, a médica Ayrdes Pivetta falará do diagnóstico da doença, fisiopatologia, clínica, tuberculose em imagens, métodos e vigilância. No período da tarde, a partir das 13h45, palestra sobre tratamento da tuberculose.

Os trabalhos serão retomados às 8 horas do dia 29, quarta-feira, oportunidade em que a especialista em DST, Marina Azem, fará explanação sobre etiologia, epidemiologia, formas de transmissão, diagnóstico, evolução, classe de medicação, co-infecção. No período da tarde, o médico Roberto Kazan encerra a programação do curso abordando o tema 'Co-infecção TB/HIV/Aids'.

De acordo com a técnica responsável pelo Programa Tuberculose da SMS, Brasilina Silvéria de Faria, a intenção é capacitar os profissionais da rede SUS-Cuiabá no atendimento oferecido aos pacientes soro-positivo. Por eles estarem com uma imunidade 10 vezes mais baixa, estão mais suscetíveis à tuberculose, do que outros pacientes soro-negativo. Aí está a importância de que esses profissionais estejam qualificados no momento de atender as necessidades daqueles pacientes.

A Coordenadora de Saúde e Educação da SMS, Cíntia Nara Selhorst reconhece que a preocupação do secretário em otimizar os recursos é uma idéia extremamente relevante. Segundo a coordenadora, a saúde de Cuiabá atende não só a capital como também pacientes de todo Estado, porém não recebe por isso. Com a unificação das ações a secretaria acaba atendendo mais programas e assim, mais usuários do sistema.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209476/visualizar/