Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 24 de Agosto de 2007 às 18:47
Por: RODRIGO MACIEL MELONI

    Imprimir


Diretores, presidentes e representantes das Escolas de Formação e Capacitação do Estado se reuniram na manhã desta sexta-feira (24.08), com a finalidade promover a interação e o diálogo entre os representantes desses órgãos e com isso levantar temas que serão discutidos no 1º Encontro Estadual de Escolas de Formação e Capacitação do Estado de Mato Grosso. A reunião foi realizada no auditório da Escola de Governo, autarquia liga a Secretaria de Estado de Administração (Sad).

A abertura do evento foi feita pelo diretor da Escola de Governo, Almir Balieiro, que destacou a importância do trabalho de cada órgão participante. “O importante é que cada órgão contribua com seu conhecimento. A experiência que cada um tem na sua respectiva área pode auxiliar a ação que está sendo desenvolvida por outro órgão, e esse é o nosso objetivo: compartilhar experiências”.

Durante o evento foram formados grupos de discussão para dar encaminhamento a reunião. A Oficina de Socialização das Atividades durou aproximadamente 30 minutos e serviu para que cada um explicasse que tipo de atividades realizam nas suas instituições, quais os maiores problemas que encontram na gestão das escolas e sugerir temas para o encontro que será realizado.

Flávia Nogueira, secretária de Políticas Educacionais, explicou que a articulação de órgãos que trabalham com educação no estado é muito difícil, mas que juntar profissionais dessa área para compartilhar experiências não é impossível. “Eu parabenizo todos os presentes por essa iniciativa. Essa reunião é de extrema importância, e eu fico positivamente surpresa com a vontade de todos de se reunir para encontrar saídas que beneficiem todos. A integração começa dessa forma: hoje somos 20, 30 servidores. Depois, seremos 200 e assim por diante, todos com o objetivo de crescer e se profissionalizar”.

A secretária de Estado lembrou que todas as escolas têm a mesma finalidade, mas estruturas e histórias diferentes. “O que aparentemente pode ser um obstáculo, é uma vantagem: essas diferenças proporcionam a troca de experiências que é vital para se alcançar três objetivos: conhecer as estruturas dessas escolas e compartilhar experiências e trabalhar sob uma política comum de formação de servidores”.

O diretor da Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores de Educação (Cefapro), Euzemar Mourão da Silva, ressaltou que a troca de experiências entre as escolas é o aspecto mais importante da reunião. “A troca de experiência entre as escolas e os centros de formação proporciona o conhecimento de ações desenvolvidas por outras escolas. Essas ações podem direcionar nossas ações, nos ajudar de várias maneiras”.

Euzemar destacou ainda que muitos servidores são capacitados, mas não fazem uso desses conhecimentos em seu ambiente de trabalho. “Esse é outro aspecto positivo que vai ser gerado por esta reunião: desenvolver fórmulas para colocar em prática o aprendizado do servidor que foi capacitado”.

O tenente Murilo Franco de Miranda, do Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa da Polícia Militar de Mato Grosso, disse que o principal proveito será a interação entre os órgãos. “Interagir com as demais escolas e discutir os problemas que cada uma tem para buscar soluções será muito proveitoso”. O diretor da Escola do Legislativo, Manuel dos Santos Filho, também achou que a reunião trará frutos positivos. “Esse encontro irá proporcionar um aproveitamento maior entre a produção das escolas, esse tipo de intercâmbio fará com que todos aproveitem melhor o que cada escola produz”.

Participaram da reunião a secretária de Apoio as Políticas Educacionais, Flávia Nogueira; o diretor da Escola de Saúde Pública, Fabiano Tonaco Borges; o coronel Victor Hugo Metello e o Tenente Murilo Franco de Miranda, do Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa da Polícia Militar de Mato Grosso; o presidente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) Luis Caldart; o gerente da Escola Fazendária, José Carlos Ferreira da Silva e o coordenador da Escola do Legislativo, Manuel Teodoro dos Santos Filho.

Estiveram presentes também representantes da Academia de Polícia Civil, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores de Educação (Cefapro), da Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), além de técnicos e coordenadores da Escola de Governo.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209976/visualizar/