Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 16 de Agosto de 2007 às 08:13

    Imprimir


Cientistas e cirurgiões do Hospital Universitário Rainha Sofia de Córdoba (sul da Espanha) fizeram uma pesquisa para frear a morte das células hepáticas (hepatócitos) mediante a aplicação da vitamina E.

Um dos membros da equipe, Raúl González, disse que o grupo estudou como a vitamina E evita os danos causados pela oxidação das células e impede que os hepatócitos envelheçam, frente às moléculas tóxicas como a D-galactosamina, utilizada como modelo experimental.

A pesquisa, publicada na revista americana "Free Radical Biological and Medicine", foi aplicada às células de fígados humanos. González disse que durante as células foram isoladas e postas sob cultura. A aplicação posterior de vitamina E produziu um efeito beneficente e terapêutico sobre as células hepáticas que "inibe bastante o poder tóxico".

O chefe da equipe, Jordi Muntané, ressaltou que o estudo determina os mecanismos pelos quais a vitamina E reverte uma lesão hepática, o que previne a destruição das células.

Muntané explicou que já se sabia que esta vitamina era um antioxidante e o que se avalia agora é sua aplicação a outro tipo de patologia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211518/visualizar/