Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Agosto de 2007 às 19:40

    Imprimir


Na manhã de hoje representantes dos estados de Amozonas, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia e do Ministério da Saúde se reuniram num hotel de Cuiabá para discutirem a eficácia do Tratamento Diretamente Observado e Supervisionado para a Tuberculose (Dots) em Cuiabá.

Para o Secretário de Saúde, Guilherme Maluf, é muito importante a participação de representantes de outros estados, já que a Capital é referência no combate e tratamento da doença. “Essa integração só vem a somar porque a troca de experiência e da realidade de cada um dos estados auxilia ainda mais na preparação e qualificação dos profissionais da área”, disse Guilherme.

A coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose da SMS, Brasilina Silvéria de Fátima, avalia o encontro como um momento único para a saúde. “Cuiabá foi município piloto de Mato Grosso para implementar a estratégia do acompanhamento supervisionado e hoje é referência em organização”, ressaltou Brasilina.

Para a coordenadora de saúde de adultos e idosos de Belo Horizonte, Maria Cecília de Souza, o encontro além de servir como troca de experiência é uma forma de buscar conhecimento. “O programa aqui em Cuiabá tem dado certo e após esse encontro levarei aos que não puderam participar todas as informações e orientações adquiridas nesse período de qualificação”, relatou.

A consultora do programa de controle de tuberculose do Ministério da Saúde, Ivanize de Holanda Cunha, avalia que esse momento dá oportunidade a Cuiabá de apresentar a sua experiência, repassar o que tem dado certo no programa. “É um município que se convenceu da importância da necessidade de conhecer e erradicar essa doença. O secretário abraçou essa causa e hoje todos os Programas de Saúde da Família - PSFs e unidades de atenção secundária de Cuiabá possuem o programa e isso é de extrema relevância para a promoção da saúde da Capital”, frisou Holanda. O grupo vai visitar diversas unidades de saúde durante os dois dias que permanecerão em Cuiabá.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211571/visualizar/