Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 15 de Agosto de 2007 às 11:08

    Imprimir


Os municípios com os piores indicadores na área da educação básica devem começar a receber em setembro os recursos previstos no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A verba será repassada depois que as prefeituras assinarem os primeiros convênios com o Ministério da Educação (MEC).

"Estamos prevendo assinar os primeiros convênios no dia 6 de setembro", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à Agência Brasil. Nessa primeira etapa devem ser atendidos cerca de 100 municípios. Eles estão entre os 1.242 com piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que irão receber, ao todo, R$ 1 bilhão do governo federal até abril do ano que vem.

Haddad ressaltou que os convênios só são assinados depois que o MEC e as prefeituras elaboram um plano de trabalho para melhorar o sistema de ensino. Para isso, os municípios estão sendo visitados por consultores do ministério.

"A visita é feita para realizar um diagnóstico do sistema educacional: para verificar as deficiências, se é problema de infra-estrutura, formação de professor. Pode ser tudo isso junto e em geral é isso tudo junto. É preciso fazer um plano estruturado de médio e longo prazo para sustentar suas escolas. O apoio vai chegando à medida que o diagnóstico vai sendo feito", disse o ministro.

"As equipes já estão a campo, estamos fazendo cerca de 20 a 30 visitas por semana, o que significa dizer que, no prazo de um ano, vamos concluir a meta prevista no PDE", completou Haddad. A região Nordeste é a que tem mais municípios com piores índices.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211665/visualizar/