Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 14 de Agosto de 2007 às 15:09

    Imprimir


Começa hoje a primeira fase da 3° Olimpíada Brasileira de Matemática. Em Mato Grosso são 329 mil alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) foram inscritos para participar da avaliação 2007. Os classificados nessa etapa seguem para a segunda e última avaliação, que será realizada no dia 20 de outubro. No total participam 897 escolas públicas de 138 municípios do Estado. A olimpíada que é realizada em duas fases é dirigida aos alunos do Ensino Fundamental (5° a 8° série) e do Ensino Médio.

Na primeira fase, todos os inscritos fazem uma prova que é corrigida pelos próprios professores. Do total de alunos que fazem a prova, são selecionadas 5% para a segunda fase que tiveram as melhores notas. A partir dessa fase, as provas se assemelham ao exame vestibular, que vêm lacradas e são abertas apenas na hora exata do início do teste. Os alunos concorrem com todos os insrcritos do país.

Com o crescimento do programa e dos inscritos, o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiu ampliar o número de bolsas. Este ano serão concedidas três mil bolsas, 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, e certificados de menção honrosa iniciação científica Júnior do Cnpq. Além das medalhas, os vencedores receberão uma bolsa de iniciação científica , ou seja, eles irão participar de núcleos de estudos todos os meses, sem pagar despesas com passagens aéreas, hospedagem e alimentação.

O resultado da segunda fase, que ocorre no dia 20 de outubro, sai no dia 10 de dezembro. No ano passado foram inscritos cerca de 14,2 milhões de alunos. Neste ano, a Olimpíada de Matemática conta com 17,3 milhões de participantes.

Mato Grosso tem tradição na Olimpíada. A primeira edição foi conquistada por dois mato-grossenses de Campo Verde e outro de Nova Nazaré. A finalidade das Olimpíadas é reconhecer talentos de jovens que se destacam no aprendizado da matemática. A premiação inclui bolsas, no valor de R$ 100 mensais, mais estágio que no caso do Estado é realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e coordenado pelo professor do Departamento de Matemática Martinho Costa Araújo. O concurso também pretende desmistificar o aprendizado da disciplina que é encarada por muitos como difícil de ser exercitada.

Na última Olimpíada Mato Grosso não teve nenhum premiado na categoria da melhor pontuação (categoria Ouro), mas teve alunos premiados nas demais categorias. Medalha de Prata (15), Medalha de Bronze (15) Menção Honrosa (76), Escolas premiadas (1- Escola Estadual Deputados Evaristo Curvo/Jauru) e dois professores premiados com estágio no Instituto Nacional d e Matemática Pura e Aplicada (Impa).





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211822/visualizar/