Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 05 de Agosto de 2007 às 15:30

    Imprimir


Apesar de a hepatite ser perigosa, muita gente não sabe que tem a doença. Algumas vezes, o vírus demora a agir e, quando os sintomas aparecem, o caso já é grave. Por isso, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde estão fazendo uma pesquisa para mapear os casos de hepatite A, B e C na cidade de São Paulo.

Alguns bairros da capital foram escolhidos para o trabalho, que está sendo feito por profissionais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e vai servir de base para um trabalho de prevenção da doença.

A pesquisa, feita de porta em porta, ajuda a conhecer um pouco mais sobre as pessoas e os hábitos das famílias. Depois da conversa, amostras de sangue são colhidas de crianças com mais de 5 anos e de adultos com até 69 anos.

"Em alguns meses, todas as pessoas receberão o resultado. A pessoa que estiver infectada com o vírus da hepatite A, B ou C é convidada pelo Hospital das Clínicas e pela faculdade para um tratamento", explica o pesquisador Zeca Teodoro. Segundo ele, quem não estiver infectado poderá receber a vacina contra a hepatite do tipo B.

Já foram entrevistadas 400 famílias em 11 bairros: Mooca, Cangaíba, Tatuapé, São Mateus, Cidade Líder, Itaquera, Arthur Alvim, Penha, Sacomã, Sapopemba e Cursino. No total, serão visitadas 3.300 casas.

A hepatite é uma doença silenciosa que ataca o fígado e pode até matar, se não for diagnosticada em seu estágio inicial. Na maioria das vezes, os sintomas demoram a aparecer. Todos os pesquisadores usam uniforme branco e têm crachá de identificação. Em caso de dúvida, antes de autorizar a entrada de um estranho na sua casa, ligue para o telefone 0800 555 466 e verifique se a pesquisa está sendo realizada na sua rua.

A vacina contra a hepatite B é grátis e pode ser tomada em qualquer unidade de saúde por pessoas de qualquer idade.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/213403/visualizar/