Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 04 de Agosto de 2007 às 16:11

    Imprimir


Oito em cada dez pacientes com problemas cardíacos controlam mal a hipertensão arterial, apresentando valores "elevados", e até 85% deles sofrem de obesidade, indica um estudo científico divulgado nesta sexta-feira na Espanha.

Essa situação constitui "um sério e crescente problema sanitário para os países desenvolvidos", segundo um relatório de nome "Valycor", publicado na revista científica Hipertensión e que contou com a participação de mais de 200 médicos e quatro mil pacientes.

O dado positivo extraído do estudo diz respeito à baixa percentagem de fumantes detectada entre esses pacientes, o que revela a alta conscientização sobre as conseqüências negativas do tabaco tanto por parte dos pacientes como da comunidade médica.

A insuficiência cardíaca representa a primeira causa de ingresso em hospitais e é um dos principais fatores de gastos com saúde.

O estudo revela que mais de 85% dos pacientes sofrem de obesidade, e cerca de 50% de dislipemia (alteração nos níveis de lipídios plasmáticos, principalmente colesterol e triglicérides).

Cerca de 29% apresentam diabetes mellitus tipo 2.

Esses dados refletem a mudança no estilo de vida que afeta a sociedade atual, "mais sedentária e com hábitos alimentares pouco saudáveis".

O doutor Pedro Morillas, do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário de San Juan de Alicante (leste da Espanha) e autor da análise, considera que a pesquisa revela "o péssimo controle dos números de pressão arterial nesses pacientes, que além disso são de alto risco cardiovascular".





Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/213542/visualizar/