Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 27 de Abril de 2013 às 14:15
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


Secom/MT
Aumento na produtividade foi de 4%
Aumento na produtividade foi de 4%
Mesmo com a perspectiva de uma produtividade maior, a produção de algodão na safra 12/13 não irá superar o volume da temporada anterior em Mato Grosso. As chuvas espaçadas e o manejo correto contribuíram para o crescimento da produtividade no campo. 


 
O último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostrou que nas últimas estimativas da safra o rendimento por hectare passou de 231 arrobas por hectare para 239@/ha - uma alta de 4%. "Apesar das situações favoráveis, a produção deste ano não será maior que a safra passada", diz a analista do Imea, Elisa Gomes.


 
Ela lembra que durante a época de plantio, a alta incidência de chuvas que atrapalhava o desenvolvimento das sementes, apontava para uma produtividade menor. Porém, passado o período de semeadura, as chuvas se espaçaram e os talhões de algodão começaram a se igualar, gerando assim perspectiva de produtividade maior para a lavoura 2012/13.


 
Conforme a analista, a perspectiva de produção aumentou de 616 mil toneladas para 632 mil toneladas. Apesar deste aumento de 2,5%, a produção da safra 12/13 ainda está 42% abaixo do volume obtido na safra anterior, que foi de 1.089 milhão de toneladas.  A queda na produção é resultado da redução da área plantada, que passou de 722 mil hectares para 452 mil hectares - diminuindo 37% entre as duas safras.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/21376/visualizar/