Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 23 de Julho de 2007 às 12:01

    Imprimir


O mau tempo em São Paulo levou a TAM e a Gol a desviar os pousos programados para ocorrer no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) para o terminal de Guarulhos (Grande São Paulo) durante grande parte da manhã desta segunda-feira. O total de vôos desviados ainda não foi confirmado. Sem aviões no pátio, as duas empresas tiveram que suspender as decolagens em Congonhas. Não há previsão para normalização.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a TAM afirma que desviou os pousos porque o aeroporto de Congonhas estava fechado. A Infraero nega. Conforme a estatal, o aeroporto operou normalmente durante toda a manhã e só ficou fechado das 10h25 às 10h55, enquanto técnicos mediam o acúmulo de água sobre a pista auxiliar. O acúmulo foi menor de 3 mm e, por isso, a pista foi liberada para o tráfego.

A pista principal de Congonhas deve ser liberada amanhã (24). Por determinação da Infraero, porém, ela só poderá operar quando estiver seca.

O aeroporto de Congonhas foi o cenário do acidente com o vôo 3054, na terça-feira passada (17). O avião passou direto pela pista principal do terminal, atravessou a avenida Washington Luís e bateu contra um prédio da TAM Express, provocando um incêndio de grande proporções. Quase 200 pessoas morreram.

Há suspeitas de que a falta de "grooving" --ranhuras que aumentam o atrito entre a pista e os pneus das aeronaves-- na pista principal de Congonhas tenha dificultado a frenagem do avião da TAM e, portanto, colaborado com o acidente. Peritos investigam a suspeita.

Embora tenha "grooving", a pista auxiliar de Congonhas é mais curta que a principal, o que também dificultaria manobras em eventuais ocasiões de emergência.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/215357/visualizar/