Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 09 de Julho de 2007 às 19:56

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (9), por telefone, com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, sobre os desdobramentos das negociações para liberalização do comércio mundial na Rodada Doha, no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Segundo informou o porta-voz Marcelo Baumbach à imprensa, durante a conversa de cerca de 20 minutos, ficou acertada uma reunião para a próxima segunda-feira (16) entre o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) e negociadores da UE (União Européia) --o local ainda não foi decidido.

O presidente disse a Angela Merkel que, apesar do impasse entre os países ricos e as nações em desenvolvimento, o Brasil está disposto a continuar negociando, desde que sejam melhoradas as propostas, dos ricos, de acesso aos mercados agrícolas.

Segundo Baumbach, Lula reafirmou suas críticas aos subsídios norte-americanos à agricultura e a restrição dos europeus quanto ao acesso a esses mercados, além de ressaltar a expectativa muito elevada para os cortes das tarifas industriais dos países em desenvolvimento.

Apesar desses problemas, o presidente reiterou que o Brasil continua "inteiramente disposto a seguir nas negociações e demonstrará flexibilidade, se as demais partes também estiverem dispostas a flexibilizar suas posições".

A chanceler alemã, por sua vez, afirmou que passaria os resultados da conversa com Lula para Washington. Ela afirmou ainda que espera a possibilidade de levar "a bom termo" as negociações.

De acordo com o porta-voz, Lula voltou a destacar que em sua opinião, para superar o impasse da Rodada Doha, é necessária uma reunião política, não mais técnica, com a presença de chefes de Estado. A chanceler, por sua vez, disse que não se opõe ao diálogo "no mais alto nível", mas que todas as oportunidades de negociação devem ser aproveitadas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/217494/visualizar/