Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 20 de Junho de 2007 às 07:44

    Imprimir


O município de São João do Oeste (SC) é o que tem o menor índice de analfabetismo em todo o país, segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com os dados, apenas 0,9% da população local não é alfabetizada. É o único município do Brasil com índice menor do que 1% do total de moradores.

A lista divulgada pelo IBGE inclui 64 cidades. Todas, com índices que chegam até 4% da população, receberão do Governo Federal, nesta quarta-feira (20), o selo de "cidade livre do analfabetismo". A maior parte dos municípios citados fica no Rio Grande do Sul: 40. O restante está em Santa Catarina (16), São Paulo (3), Paraná (3) e Rio de Janeiro (2).

Uma das cidades paulistas que aparecem na relação é São Caetano do Sul, onde a principal iniciativa adotada contra o analfabetismo foi a criação de um projeto de educação para adultos, que começou em 1999 e nunca foi interrompido. Nesse período, 3.700 alunos foram alfabetizados.

Mas, com o tempo, a procura pelo curso caiu. A média, que era de 600 matriculados por semestre, atualmente está em 160. O que parece ser uma má notícia indica justamente o contrário: aos poucos, todos estão aprendendo a ler e escrever.

O curso de alfabetização é uma parceria da prefeitura com uma universidade particular. Estudantes universitários alfabetizam os alunos. Além disso, a cidade investe no ensino fundamental.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220779/visualizar/