Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 07:23
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Dois anos depois da primeira visita que realizou aos distritos de Tira Sentido e Capão Verde, o governador Blairo Maggi voltou no último final de semana a essas comunidades para entregar as reivindicações feitas pelos moradores à época. Um dos pedidos já concluídos, trazendo imensa satisfação à comunidade foi a reforma geral da Escola Estadual Zélia Costa de Almeida em Tira Sentido.

Construída há quase vinte anos, a situação do prédio era extremamente precária. Hoje com a reforma, estudantes e professores têm um local apropriado, arejado e alegre que está estimulando e atraindo outros alunos da redondeza.

A professora de Língua Portuguesa, Daniela Lima é testemunha do esforço que o corpo docente tinha que fazer para permanecer com alunos em sala de aula. “Ninguém se anima a estudar em uma escola caindo aos pedaços. A reforma mudou a rotina de todos, pois melhoria na educação também se faz com espaço físico e temos agora mais estímulo para trabalhar”, disse Daniela.

O esforço e a vibração são compartilhados por todos da comunidade, em especial a diretora da escola, Sunair Fonseca. “Foi um sonho que nós achávamos distante, mas agora concretizado e que dá amostra de que é possível tirar do papel o projeto de inclusão social determinado pelo Governo do Estado”, reforçou Sunair.

Jucilene Lemes, professora de História também demonstra satisfação quando é perguntada sobre as melhorias que estão alcançando com a nova escola. “Mais do que ânimo, temos a auto-estima renovada, dá para trabalhar sem medo. E para completar, ganhamos um laboratório de informática que nos auxilia com o trabalho de sala de aula”, reforçou a professora.

A Escola Zélia Costa de Almeida atende cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental ao Médio, principalmente das fazendas e pequenas propriedades da vizinhança. Além dessa unidade, a região conta com outra escola próxima apenas no distrito de Capão Verde.

As estudantes Eduarda Damasceno e Elaine Batista estão bastante felizes com a nova estrutura. “Gostei muito de como ficou, era feia e agora deixa nosso distrito mais alegre com essas cores. Temos mais uma oportunidade para aprender”, afirmaram.

Com mais esse investimento, o Governo do Estado vai reafirmando a política estabelecida de levar recursos e proporcionar melhorias em todas as regiões, sejam nos municípios ou em pequenas comunidades.

Uma pequena obra, mas que fez a diferença e deixou a comunidade com alegria radiante. Assim, o governador Blairo Maggi se referiu à reforma da escola tão aguardada por estudantes e professores do distrito de Tira Sentido, que destacou a importância de uma obra não pelo valor empregado nela, mas pela utilidade prestada. “Às vezes fazemos obras grande e caras que não são respeitadas e bem aproveitadas. Essa escola aqui nos dá outra visão do quanto foi aguardada e da importância que tem, por isso o Governo fica extremamente gratificado por ver a alegria nos rosto de cada um ao receber a nova obra, e prova o quanto o esforço que fazemos está valendo”, disse Maggi ao autorizar a construção da quadra de esportes para a escola e pedir que seja aberta à toda a comunidade.

Maggi anunciou também a construção de uma escola com quatro salas de aula no assentamento Água Santa, no valor de R$ 254 mil. A localidade fica próxima a Tira Sentido.

OUTROS INVESTIMENTOS

O prefeito de Alto Paraguai, Umbelino Campos (Bilú) agradeceu o governador pelos investimentos já realizados no município, como a obra de pavimentação também inaugurada por Maggi no distrito de Capão Verde. Foram pavimentados 1,5 km da avenida principal, uma das mais antigas reivindicações da comunidade onde moram aproximadamente três mil pessoas, que vivem das atividades pecuária e agrícola.

O Estado realizou a conclusão da ponte sobre o rio Paraguai, obra que esteve paralisada durante dez anos. Foram investidos R$ 362 mil, recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação, para término da ponte com extensão de 70 metros, na MT-160, que liga Alto Paraguai a Barra do Bugres.

No município o Governo executou ainda em 2004 a reconstrução de uma ponte de madeira sobre o córrego Tamanduá, com extensão de 24 metros, no entroncamento entre as MTs 160 e 409.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/221168/visualizar/