Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 06:39

    Imprimir


SÃO PAULO - O ministro da Educação, Fernando Haddad, falou sobre a invasão da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) ao ser entrevistado no Show Business, da Rede TV!. Admitindo que o assunto está fora de sua esfera de ação, ele elogiou a ação do governador paulista de esclarecer o decreto sobre a autonomia universitária.

"O governo reparou o decreto mediante a edição de um decreto declaratório esclarecendo os termos do relacionamento proposto, inclusive em parceria com os reitores das universidades", ponderou o ministro. Para ele, a atitude de Serra precisa ser valorizada por demonstrar uma abertura para o diálogo e para o debate.

O decreto publicado no início do ano criou a Secretaria de Ensino Superior e determinou que as três universidades estaduais - USP, Unicamp e Unesp - passassem a informar os gastos diariamente no sistema informatizado (Siafem), o que já acontecia com os demais órgãos estaduais. Logo após a publicação, as universidades viram nisso um risco de perder sua autonomia. Mas, depois de negociações no início do ano, os reitores se convenceram de que a autonomia universitária não estava comprometida.

Os estudantes, porém, não tiveram a mesma interpretação e ocuparam a reitoria no dia 3 de maior. Assembléia realizada na semana passada aprovou um indicativo pelo fim do movimento, depois que os professores decidiram, na segunda-feira, 11, pôr fim à greve que realizavam.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/221177/visualizar/