Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 11 de Junho de 2007 às 22:18

    Imprimir


O Projeto de Formação de Professores Indígenas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deverá ser transformado em Programa. Isso significa uma ampliação do 3º Grau Indígena para atender acadêmicos não só por meio de cursos de licenciatura, mas incluir outras áreas de formação como Saúde e Meio Ambiente, e uma pós-graduação.

A proposta ainda precisa ser homologada internamente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e busca, além de atender uma demanda do público, readequar o projeto à legislação mais atual sobre Educação Superior Indígena Intercultural.

A oferta de pós-graduação em Educação Escolar Indígena para 50 professores licenciados pelo Terceiro Grau Indígena será possibilitada por parceria com Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Educação (Seduc) e Fapemat. O edital para o novo vestibular está previsto para ser divulgado em setembro.

A decisão foi tomada na Etapa de Formação e Planejamento, que sempre antecede á realização de Etapas presenciais e são realizada no campus de Barra do Bugres. É um momento destinado a discutir, planejar o curso com os docentes e afinar ações que serão realizadas. “O crescimento do projeto é um reflexo da preocupação que a Unemat tem de atender a população de Mato Grosso por meio de projetos específicos e diferenciados”, disse o coordenador-geral do curso, Elias Januário

Mato Grosso é pioneiro nesse tipo de oferta. Criou, em 2000, três cursos de licenciatura específicos para professores indígenas, nas áreas de Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais; e Línguas, Artes e Literatura. A primeira turma iniciou com 200 vagas das quais 180 para professores indígenas de Mato Grosso e 20 para professores indígenas de outros estados.

Em janeiro de 2005, teve início a segunda turma, composta por 100 professores indígenas de 22 etnias de Mato Grosso. O curso é sediado no campus da Unemat em Barra do Bugres, financiado por uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, a Funai, Unemat. Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Prefeitura Municipal.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/222216/visualizar/