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Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Abril de 2013 às 14:41
Por: Alexia Schumacher

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A Provinha Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que faz uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Em Tangará da Serra a Provinha Brasil será aplicada nos dias 19 e 20 de abril nas escolas de Ensino Fundamental dos anos iniciais.

 
 
 
 A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. Serão 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de matemática. A provinha de leituras está centrada em palavras, frases e textos, sempre no sentido de interpretar. Já a de matemática está centrada nos conjuntos, quantidades e resolução de pequenos problemas.



 
 
Para a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra Adilcima Scardini a através da Provinha Brasil o professor pode e deve implementar o seu trabalho em sala de aula, incentivando as crianças em novas leituras, novas descobertas, enfim, na aprendizagem da leitura e da escrita, imprescindíveis no processo de alfabetização e letramento da criança.



 
 
“A Provinha é importantíssima para o desenvolvimento da criança. Os pais devem acompanhar este processo de aprendizagem, evitando que a criança falte à aula no dia da provinha, já que é um dia de aula normal, inserido no currículo escolar. Esperamos que os alunos façam a provinha com calma, pois os diagramas são fáceis, uma questão por página e o professor espera aluno por aluno terminar a provinha”, explica.

 
 
 
A provinha Brasil acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A partir das informações obtidas pela avaliação em períodos distintos, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

 
 
 
A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado. Portanto, pais e professores devem estar atentos no aprendizado das crianças, para incentivá-los no processo de alfabetização.





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