Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 18 de Abril de 2013 às 11:03

    Imprimir


O governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues, se reuniram durante quase três horas na noite de quarta-feira (17.04) no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com os prefeitos e representantes dos 10 municípios atendidos pelo Hospital São João Batista e afirmaram que o hospital não fechará e que não haverá mais atraso nos repasses.


 
 
"Chegamos num acordo, o Estado paga em dia daqui para frente [o valor contratualizado de R$ 368 mil ao mês], regulariza até 30 de junho todo valor atrasado e aumenta o repasse em função de novas organizações que irão assumi-lo", relatou o prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln.

 
 
Na próxima  segunda-feira (22.04) uma equipe técnica do Governo estará em Diamantino para conversar com as irmãs, que até então administram o São João Batista, e autoridades na área da saúde da região, em busca de viabilizar uma transição do modelo atual para um modelo que o Governo do Estado irá administrar, com a estadualização definitiva.

 
 
"Tem que ser feita uma contratualização diferente nesse período, o secretário [Mauri Rodrigues] disse que de 6 a 7 meses o Estado realmente assume todo o hospital", retransmitiu Lincoln.

 
 
Durante a reunião, o governador reconheceu que faltou diálogo com os municípios, fato que motivou a organização pelos prefeitos da região do manifesto que ocorreria na sexta-feira (19.04), justamente em busca de serem ouvidos. Devido à repercussão na imprensa da organização do protesto  e o fechamento sincronizado de 10 Prefeituras e Câmaras Municipais, com apoio do comércio, Silval Barbosa evitou maiores desgastes e fez com que somente o anúncio do ato público já surtisse efeito.

 
 
O prefeito de Diamantino advertiu que caso o São João Batista venha algum dia fechar, sobrecarregará principalmente os hospitais de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Cáceres. "Quero dizer a toda população que estamos dando um voto de confiança ao governador para que de fato possa resolver o problema. Ele garante que não vai atrasar mais [o repasse] e garante o aporte de novos recursos", concluiu.
 
Participaram da reunião: Governador; secretário de Estado de Saúde; deputado estadual José Domingos; deputado estadual Wagner Ramos; presidente da AMM; prefeito de Diamantino; prefeito de Nova Marilândia; prefeito de Nova Maringá; prefeito de São José do Rio Claro; prefeito de Alto Paraguai; vice-prefeito de Santo Afonso; secretária municipal de Saúde de Nortelândia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/22297/visualizar/