Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 05 de Junho de 2007 às 14:44
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Ao todo, acadêmicos de 11 cursos ofertados pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em seis diferentes campi foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho 2006 (Enade). O resultado foi divulgado sexta-feira (31.05) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e evidencia que os melhores resultados são alcançados nas universidade públicas.

O curso de Direito oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres alcançou nota quatro, a segunda melhor do Estado. No campus da Unemat em Tangará da Serra, os cursos de Administração e Ciências Contábeis obtiveram conceito três. Mesma pontuação atribuída à Administração e Contábeis em Sinop.

Turismo de Nova Xavantina e Direito em Barra do Bugres aparecem sem conceito, por tratarem-se de áreas recentes na Instituição, com participação apenas de estudantes ingressantes. Já os cursos de Administração e Ciências Contábeis em Juara também estão sem conceito pois são turmas únicas ofertadas por meio de convênio, por isso não têm mais acadêmicos ingressantes.

O levantamento avaliou o desempenho de 14,6 mil alunos de 135 cursos em 60 instituições no Estado. As provas, realizadas em 12 de novembro de 2006, eram compostas de questões de formação geral e de conhecimentos específicos, em modalidades discursiva e de múltipla escolha.

O detalhamento do Exame Nacional de Desempenho 2006 (Enade) expôs uma acentuada diferença entre as notas obtidas pelos alunos das faculdades públicas e privadas. Os resultados mostram que as instituições privadas de ensino superior tiveram desempenho inferior ao da rede pública. Elas ficaram com apenas 1,6% dos cursos com nota cinco e 14,6% com nota quatro. Neste último, o percentual da rede pública foi de 33,1%. As IFES também obtiveram resultados superiores às instituições privadas e as demais da rede pública nesse conceito, com 36,5% dos cursos com essa média.

Mesmo levando-se em consideração apenas o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), as instituições públicas permanecem com índices mais elevados. No total, o conceito cinco foi alcançado por 10,2% das instituições, sendo que 11,6% das Ifes obtiveram esse resultado. Apenas 5,6% da rede privada atingiram esse conceito. O IDD avalia o conhecimento agregado à formação do aluno.

Dentre as 15 áreas avaliadas pelo Enade, a Unemat oferta Administração, Ciências Contábeis, Econômicas, Comunicação Social (que ainda não foi avaliado nesse Enade) e Turismo.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/223433/visualizar/