Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 02 de Junho de 2007 às 15:15

    Imprimir


Escolas de educação básica já podem informar os dados para o Censo Escolar 2007. Esse ano o Ministério da Educação (MEC) vai coletar os dados via internet e vai solicitar informações sobre os alunos e não apenas das escolas. Os dados servem como base para programas do governo, como o do livro didático e da merenda escolar, e para o Fundo da Educação Básica (Fundeb).

A diretora de estatística e educação básica do MEC, Maria Inês Pestana, explicou, em entrevista à Agência Brasil, que as mudanças vão dar ao ministério uma imagem mais detalhada a respeito da educação brasileira.

"Vamos passar a coletar a informação por aluno. Antes agente coletava informações somente do quantitativo de alunos de cada escola. Agora nós vamos saber tudo de cada aluno, o nome, quem é ele, o endereço, nome da mãe, nome do pai, idade, data de nascimento, sexo, cor, se é portador de necessidades especiais, enfim uma série de informações”, ressaltou Pestana.

Ela explicou também que as escolas devem acessar o site www.educacenso.inep.gov.br, do MEC, para cadastrar os dados. Escolas que possuem computador, mas não acessam internet devem adquirir um programa em CD ou disquete, na Secretaria de Educação Municipal ou Estadual, instalar no computador, preencher e depois levar de volta para a secretaria. As escolas ainda têm a opção de preencher o formulário manualmente.

A diretor ressalta que o importante é que todas as escolas repassam os dados ao ministério. “Escolas que não preenchem as informações do censo não existem nas estatísticas brasileiras e com isso agente tem uma visão deformada da realidade brasileira. A escola pública que não preenche ela não participa dos programas e políticas educacionais, não recebe livro didático e não recebe merenda escolar”.

O censo abrange todas as etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades da educação básica (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico). As escolas devem informar os dados ao MEC até o dia 31 de agosto.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/223983/visualizar/