Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 08:33

    Imprimir


Está em Diamantino um grupo de professores coordenadores das instituições UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e IES (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), do Projeto Rondon, com o objetivo de conhecer os problemas locais, coordenar as lideranças locais e às ações que serão realizadas por cada equipe durante a operação. É a Operação Centenário da Comissão Rondon no Estado de Mato Grosso. A equipe encontrou-se com secretários municipais para elencar os planos de atividades no município.

As de ações propostas ao município são de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local sustentável e gestão pública que serão desenvolvidas no município pelos professores e estudantes universitários da UNICAMP e IES:

Capacitação de agentes comunitários, qualificação de professores do ensino fundamental; organização e assessoria aos Conselhos Municipais; organização e condução de cursos e oficinas sobre desenvolvimento e potencialidades locais, como a capacitação de produtores locais e organização de cooperativas; capacitação de recursos humanos da prefeitura em gestão publica e de gestão de projetos; condução de campanhas educativas relacionadas com a proteção dos direitos da mulher, da criança, do adolescente e do idoso; com a erradicação do trabalho infantil; o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; a gravidez precoce; o uso de drogas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e elaboração de propostas de projetos de engenharia para atender à infra-estrutura municipal.

A operação do Projeto Rondon será realizada no mês de julho, nos seguintes municípios mato-grossenses: Alto Paraguai, Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Jangada, Marilândia, Nobres, Nortelândia, Nova Olímpia, Porto estrela, Rosário Oeste e Santo Afonso.

O Projeto Rondon é uma ação governamental que envolve vários ministérios visando ao fortalecimento de políticas públicas. Criado em 1967, o projeto levou estudantes e professores de instituições de ensino superior a desenvolver trabalhos sociais nas regiões mais carentes do País até 1989.

A reativação do Rondon foi proposta pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro de 2003.

O projeto foi lançado oficialmente, pelo presidente Lula na primeira quinzena de janeiro de 2005, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Foi a experiência necessária para a realização, em 2006, das operações Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e Minas Gerais e Vale da Ribeira e Paraná. Em 2007 foram realizadas as operações Amazônia Ocidental (Maranhão, Pará e Tocantins), Nordeste (Bahia) e Rio Grande do Sul. Nas operações, participaram 2660estudantes e professores universitários, atuando em 173 municípios brasileiros.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224425/visualizar/