Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 16 de Abril de 2013 às 17:32
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Em virtude da falta de repasses na saúde pelo Governo do Estado, a prefeitura de Nortelândia em conjunto com as prefeituras de Nova Marilândia, Santo Afonso, Arenápolis, Alto Paraguai, Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Rosário Oeste e Nobres fecharão suas portas na próxima sexta-feira (19), como forma de protesto no sentindo de manter o Hospital Regional São João Batista de Diamantino aberto. Será realizada ainda uma grande mobilização em Cuiabá, com a presença dos prefeitos, vereadores e moradores destes municípios, como forma de pressionar o Governo do Estado para solucionar o caos que vive a saúde pública destes municípios.

 
 
O maior motivo maior desta paralisação é a falta de pagamento no valor de R$ 1,1 milhão, valor este em atraso para o hospital regional São João Batista de Diamantino, que fornece atendimento para toda região. No ano de 2010, foi realizada uma compra de serviços (contratualização) com o hospital, para atender estes municípios, no valor de R$ 380 mil por mês, mas há vários meses o Governo vem atrasando o repasse desses valores, sendo inviável financeiramente para que as irmãzinhas da Divina Providência possam continuar com suas atividades, onde fora anunciado o fechamento do hospital para o dia 30 de junho.  A situação é tão grave que o hospital não está realizando mais cirurgias eletivas e, a partir desta terça-feira, paralisarão todo atendimento ambulatorial.

 
 
Além dos problemas por parte do hospital de Diamantino, outros hospitais da região estão na “UTI” já fechados ou próximo a isso, como é o caso do Hospital Sant’Ana de Nortelândia, fechado pelo corte de repasses do governo, além dos hospitais de São José do Rio Claro e Nobres estarem em situação grave, com o risco também de fecharem suas portas.

 
 
Em Nortelândia, uma reunião com secretários, assessores, presidente da câmara realizada nesta terça (16), foi decidido que toda cidade será mobilizada, além da realização de um manifesto na sexta-feira (19) na Praça Edgar de Araújo, a partir das 08hs da manhã, além de que os comércios coloquem um tecido preto com a escrita S.O.S SAÚDE em sinal de apoio ao manifesto.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/22500/visualizar/