Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 14:56
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


O desmatamento no Estado de Mato Grosso reduziu 90% nos quatro primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período no ano passado. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) e demonstram ainda que no mês de abril, cuja redução ficou em 89%, não houve desmatamento em áreas protegidas e em assentamentos rurais.

O estudo divulgado esta semana ainda dá ênfase à implantação do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM), no Estado de Mato Grosso, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, afirmando ser este um “importante passo para o processo de transparência da gestão ambiental rural”.

Em abril, o SIMLAM foi disponibilizado no site da Sema (www.sema.mt.gov.br) para o acesso público, via internet, tornando possível a qualquer cidadão consultar processos de Licenciamento Ambiental e Planos de Exploração e de Manejo Florestal.

O secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luis Henrique Daldegan analisa que a redução é conseqüência das políticas públicas implantadas pelo governo do Estado, da fiscalização, da conscientização da sociedade e da melhoria nas condições de análise por parte da Sema. “Todavia, estes primeiros quatro meses têm uma condição climática favorável ao não desmatamento, o que faz com que nós não diminuamos os esforços, atenção e monitoramento em relação aos possíveis desmatamentos ilegais”.

Daldegan enfatiza ainda que o órgão ambiental conta sempre com os esforços de seus técnicos e com a parceria dos setores de produção de base primária, para que o Estado continue a apresentar dados positivos em relação ao meio ambiente sustentável.

O estudo que demonstra a redução foi divulgado pela Organizações Não Governamentais (Ongs) - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (imazon) e pelo Instituto Centro de Vida (ICV) -, e enfatiza ainda que entre janeiro e abril de 2007, foram inseridas aproximadamente 1.500 novas propriedades na base do Sistema de Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais (SLAPR). A área total cadastrada no SLAPR até abril de 2007 atingiu 22,1 milhões de hectares (31,5% da área total estimada das propriedades rurais do Estado).

Por meio do SLAPR, o órgão ambiental é capaz de constatar os desmatamentos ilegais nas propriedades licenciadas, por meio de imagens de satélite e fiscalização em campo.

Resumo do Estudo

Em abril de 2007, o desmatamento detectado pelo SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento) foi 65 quilômetros quadrados. Apesar de o desmatamento ter mais que duplicado em relação ao mês anterior (30 quilômetros quadrados), o valor é ainda baixo se comparado com o mês de abril de 2005 e 2006. De fato, o desmatamento em abril de 2007 foi 89% menor comparando com abril 2006 e 73% em relação ao mês de abril de 2005.

Em Mato Grosso, o desmatamento acumulado de agosto de 2006 a abril de 2007 atingiu 2.268 quilômetros quadrados. Isso representa 38% do total desmatado em relação ao mesmo período do ano anterior (agosto de 2005 a abril de 2006). Mantida essa tendência, o desmatamento para o atual período (agosto 2006-julho 2007) será menor do que no período anterior (agosto 2005-julho 2006), cujo desmatamento havia alcançado 6.086 quilômetros quadrados.

A redução do desmatamento em Mato Grosso pode estar relacionada a uma combinação de dois fatores. Primeiro, a redução nos preços dos produtos agrícolas (especialmente, grãos e carne) e o efeito do câmbio (valorização do real frente ao dólar) pode estar freando o desmatamento. Segundo, o maior esforço de monitoramento e fiscalização contra o desmatamento ilegal. Estudos precisam ser conduzidos para avaliar a contribuição desses e outros fatores para a redução do desmatamento em Mato Grosso. O estudo completo pode ser conferido no site www.imazon.org.br





Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/225436/visualizar/