Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 14:16

    Imprimir


O MEC (Ministério da Educação) abre na quarta-feira (23) as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre deste ano. O prazo para se candidatar termina às 21h do dia 9 de junho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do MEC (http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni ).

Para concorrer a uma das bolsas para cursos universitários é preciso ter feito, ao menos, 45 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado; ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral; e ter renda familiar de até três salários mínimos, para quem quer a bolsa integral, e de até um salário mínimo e meio para quem pretende receber a bolsa parcial.

O critério de pré-seleção do MEC é a nota do Enem, ou seja, os alunos que tiveram maior pontuação no exame têm maior chance de conseguir a bolsa. A lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 14 de junho.

A novidade deste processo seletivo é que os candidatos poderão escolher até sete cursos ou instituições no momento da inscrição. Até o programa anterior, era possível fazer apenas cinco opções. Durante todo o período de cadastramento, o estudante pode alterar sua lista de cursos e instituições. O que vai valer para a pré-classificação será a última alteração realizada pelo aluno.

A previsão do MEC é que sejam oferecidas 50 mil bolsas integrais e parciais. Os números oficiais serão divulgados na próxima semana.

Não é preciso fazer o vestibular nem estar matriculado na faculdade para concorrer a uma das bolsas, mas a instituição pode exigir que o candidato faça um exame para começar o curso.

O ProUni tem um sistema de cotas que garante vagas aos candidatos portadores de deficiência e aos autodeclarados negros, pardos ou índios. As vagas são colocadas à disposição na proporção dessa população segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).





Fonte: Agora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/226501/visualizar/