Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 15 de Maio de 2007 às 09:10
Por: Evandro Strieder

    Imprimir


Estão oficialmente abertas as aulas dos cursos profissionalizantes do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec). A aula inaugural foi realizada na manhã da última segunda-feira, na sede da instituição em Tangará da Serra. Estiveram presentes na solenidade o Presidente do Ceprotec Estadual, Luiz Fernando Caldart, representante do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Helmut Fort Daltro e autoridades locais.

Os alunos que irão freqüentar os cursos foram recepcionados com uma palestra sobre motivação pessoal, ministrada pela Professora Aquila Lima, que destacou a importância dos alunos em lutar por seus objetivos e não desistir perante os obstáculos do dia-a-dia.

Ao todo estão sendo oferecidos cinco cursos técnicos, com a finalidade de capacitar futuros trabalhadores para o mercado de trabalho. Os cursos são de curta duração, para que o aluno possa entrar no mercado de trabalho sem precisar de muito tempo para concluir o mesmo.

Também presente na solenidade, o Deputado Estadual Wagner Ramos destacou a colaboração que o governo Estadual está dando para que os municípios possam melhor qualificar sua mão-de-obra, melhorando assim, toda a cidade. “A administração Estadual sempre esta disposta, dentro de seus limites, a ajudar os municípios para o seu desenvolvimento, para que os projetos sejam cumpridos, disponibilizando recursos para as prefeituras aplicarem em trabalhos como este desenvolvido pelo Ceprotec”.

Neste primeiro semestre estão sendo oferecidos aos alunos os cursos de caracter (FICTs), Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, que incluem capacitação profissional de curto prazo, para atender um determinado segmento na área profissional. Em discurso aos alunos, a Diretora da Unidade do Ceprotec em Tangará da Serra, Izana Néia Zanardo, comentou da importância que os futuros trabalhadores devem ter em escolher bem a área profissional que pretendem ingressar, devido ao grande número de candidatos por vaga, dentro do mercado de trabalho.

Este ano as inscrições superaram as expectativas da coordenação, ao todo foram 564 inscritos. Por este motivo, houve a necessidade de uma pré seleção, já que as vagas oferecidas eram de 40 alunos por curso. Outro fator, segundo a diretora, para o grande número de inscritos, foi devido aos cursos serem gratuitos, o que segundo ela, foi um fator determinante para o grande número de inscrições.

Aos 41 anos e desempregada, Marli Domingos procurou um dos cursos técnicos oferecidos para se qualificar. “Esta é uma oportunidade ímpar para que eu possa aprender, buscar qualificação para no futuro, conseguir um bom emprego, já que não tenho recursos financeiros para pagar um curso. Essa iniciativa do Ceprotec está me abrindo as portas para o mercado”, comentou Marli.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/227540/visualizar/