Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 13 de Maio de 2007 às 19:50

    Imprimir


O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, ex-deputado Chico Daltro, admite, em conversa com aliados mais próximos, se desfiliar do PP, do qual é presidente regional. Está disposto a tomar essa decisão porque o deputado José Riva, cacique da legenda progressista, endureceu a relação com o governador Blairo Maggi (PR) e ameaça até com ruptura.

Entre ficar com Riva e o cargo, Daltro prefere o segundo. Outro também que optaria por "grudar" no governo seria o afilhado político de Daltro, Juarez Fiel, ex-PSDB e hoje no PP. Fiel está lotado hoje na diretoria de Habilitação do Detran. Optaria por seguir a decisão do secretário Daltro para preservar o cargo.

Primeiro-secretário da Assembléia, Riva está na bronca com o governo. Primeiro, porque Maggi abriu espaço ao PT, que agora virou aliado de "carteirinha" do Palácio Paiaguás. Segundo, porque os projetos políticos futuros da turma da botina não contemplam Riva, que costura pré-candidatura ao Senado para 2010, com possibilidade de ter o próprio Maggi como um dos adversários nas urnas. Terceiro, porque o governador não aceita algumas propostas do deputado no âmbito administrativo, como a de transferir 30% do Fethab para os municípios e de emendar as mensagens do Executivo sobre carreira e salário dos militares. Esses projetos tramitam na AL e vêm provocando divergências. Deveriam ter sido votados há um mês.

Por essas razões, Riva está decidido a romper. Ele afirma que não terá nenhum problema em ser minoria na Assembléia. Hoje, o governo conta com praticamente unimidade.

Na hipótese de afastamento do PP da administração, perderia os cargos, entre eles de Ciência e Tecnologia e a diretoria do Detran, ocupados por Daltro e Fiel, respectivamente. A "estratégia preventiva" dos dois já foi montada para não perderem os cargos: deixar o PP.

Vida pública

A trajetória política do ex-deputado Chico Daltro mostra sua predestinação para ser governista. Sempre esteve "colado" no Palácio Paiaguás. Lançado à vida pública por Dante de Oliveira (já falecido), Daltro começou sua militância política como vereador por Cuiabá, chegou a deputado e secretário de Estado. Passou pelo PMDB, PDT, PSDB e hoje está no PP.

Nos oito anos do governo Dante (1995/2002), Daltro comandou a secretaria de Agricultura, mesmo sendo eleito deputado estadual. Em 2002, se reelegeu com 26.638 votos pelo PSDB. Com a derrota do tucanato na majoritária (governador e senador), Chico Daltro passou a se distanciar de Dante e do então senador Antero de Barros. Migrou para o PP para se aproximar de Maggi. Assim, perdeu para deputado federal no ano passado, mas não ficou desempregado. Voltou a ser aliado do Paiaguás, com cargo no primeiro escalão.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/227862/visualizar/