Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 06 de Maio de 2007 às 22:23

    Imprimir


O Judiciário de Mato Grosso instaurou procedimentos para apurar suspeitas contra 23 juízes investigados por supostas irregularidades no exercício do cargo. Ainda não houve conclusão das investigações. O balanço foi divulgado, no final de semana, pela Revista IstoÉ, que fez um levantamento em todo o Brasil de processos e punições impostas para juízes e desembargadores. Mato Grosso está entre os maiores com número de procedimentos instaurados. O líder é Piauí com 123 casos e 3 juízes afastados; Pernambuco teve 49 procedimentos, 6 magistrados afastados e 3 presos; No Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte são 27 investigações em andamento, 26 na Bahia - com um afastado.

Na Justiça Federal da 1ª Região onde estão magistrados que despacham em 14 Estados - incluindo Mato Grosso- 4 procedimentos foram instalados. Em todo o Brasil, 24 desembargadores respondem ações penais. No STJ tramitam 16 inquéritos criminais contra desembargadores federais. "Com base em números repassados pelas próprias cortes, constata-se que há em andamento nada menos que 504 procedimentos, entre sindicâncias, processos disciplinares e ações criminais. Somadas representações e reclamações que envolvem casos mais graves, a conta passa de 600. Os casos em apuração têm origem em desvios dos mais diversos. Há processos contra juízes por retardarem o andamento de processos. Também há por favorecerem uma das partes. Mas o mais grave é que, invariavelmente, há suspeitas de venda de sentenças e corrupção", relata a revista.

Há poucos dias a Polícia Federal prendeu juízes e desembargadores acusados de venderem decisões judiciais beneficiando a máfia dos caça níqueis. O caso resultou até no afastamento de suas funções no STJ do ministro Paulo Medina. Ele é acusado de expedir liminares para grupos que comandam o esquema de jogos. Em uma gravação feita pela PF, o irmão do ministro fala que é preciso R$ 1 milhão para conseguir uma sentença.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/229018/visualizar/