Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 16:22

    Imprimir


Cerca de 1,5 milhão de jovens e adultos atendidos a cada ano pelo Programa Brasil Alfabetizado vão receber, a partir de 2008, livros didáticos comprados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

A ação exigirá um investimento de R$ 60 milhões. Ela faz parte do Programa Nacional do Livro Didático de Jovens e Adultos, previsto no Plano Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo o presidente do FNDE, Daniel Balaban, os livros serão específicos para o público jovem e adulto. Ele disse que o objetivo é oferecer publicações com uma linguagem diferenciada, para estimular o interesse pelo aprendizado da leitura e da escrita.

“Eles não podem ser alfabetizados nos mesmos livros de alfabetização de crianças, porque não são livros adequados à alfabetização de jovens e adultos”, explica Balaban. Segundo ele, o FNDE vai lançar um edital para selecionar as publicações. “Os livros terão a certificação do Ministério da Educação, passando pelo crivo dos maiores especialistas no assunto.”

O Plano de Desenvolvimento da Educação traz um novo desenho do Programa Brasil Alfabetizado, que na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, possibilitará a diminuição desses índices: pelo menos 75% dos alfabetizadores serão professores da rede pública municipal e estadual, em vez de leigos.

Além do salário, eles vão receber uma bolsa mensal de R$ 200 para alfabetizar jovens e adultos no turno em que não estão em sala de aula com as crianças. Segundo o ministro, o foco são os mil municípios brasileiros com taxa de analfabetismo superior a 35% entre a população com mais de 15 anos. Desses municípios, 950 estão no Nordeste.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230200/visualizar/