Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 15:44

    Imprimir


A assinatura da base de dados Scopus e o restabelecimento do acesso à base IEEE, do Institute of Electrical and Electronic Engineer foram alguns dos pontos abordados pelo Conselho Consultivo do Portal de Periódicos, em reunião nesta quarta-feira (25), em Brasília (DF). O encontro foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

A base de dados Scopus, que indexa artigos publicados no mundo inteiro, nas diversas áreas do conhecimento, vinha sendo oferecida, em caráter de demonstração, desde 2006. ´´Com a assinatura de contrato, em 2007, o acesso será concedido apenas àquelas instituições que, no período de demonstração, comprovaram realmente utilizar o serviço da Scopus,´´ explica a coordenadora de Acesso à Informação (CAC) da Capes, Elenara Edler de Almeida.

O restabelecimento do acesso à base de dados do Institute of Electrical and Electronic Engineer (IEEE), foi anunciado pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães. O acesso ao IEEE, que abrange as áreas de engenharia elétrica e eletrônica, física, ciência e engenharia dos materiais, ciência da computação e engenharia biomédica, foi restabelecido após o término das negociações efetuadas pela direção da Capes.

De acordo com Jorge Guimarães, o Portal de Periódicos teve um crescimento de cinco vezes de 2003 a 2006, tanto no número de assinaturas, quanto na utilização. ´´O progresso foi substancial ao longo dos anos, mas temos ainda novas áreas e perspectivas para serem cobertas, com novos periódicos e novas editoras que queremos incluir no acervo do Portal´´. E acrescenta que ´´a meta é atingir 15 mil periódicos, limite atual disponível no formato on line´´.

Outro dos temas discutidos foi o termo de compromisso a ser assinado entre a agência e os reitores das instituições usuárias do Portal, com normas relativas à utilização do serviço. ´´Queremos que as normas fiquem mais claras, a fim de evitar o uso indevido dessa ferramenta´´, diz a coordenadora da CAC.

O Portal, com mais de 11 mil periódicos com textos completos, é o maior banco de informações científicas da América Latina. E um dos maiores do mundo e de maior capilaridade, atingindo 188 universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230210/visualizar/