Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 15:10
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Os níveis de rendimento escolar, que considera as taxas de aprovação, reprovação e abandono, e médias de desempenho dos alunos de escolas públicas em alguns municípios do Nortão, estão acima da média estadual apresentada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC). Entre eles estão Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta e Sorriso.

Lucas do Rio Verde se destacou com o melhor índice. No ensino fundamental, até a 4ª série, ficou com 4,4. Foi o segundo melhor resultado do Estado, que ficou com a média de 3,6. Já de 5ª a 8ª séries foi de 4,1, também uma das melhores. A média do Estado ficou bem abaixo, em 2,9.

Sinop, maior cidade do Nortão, também ficou acima da média, com 4,0 para até a 4ª série, e 3,6 de 5ª a 8ª séries. Em Sorriso o índice foi de 3,5 e 3,6, respectivamente. Em Alta Floresta o melhor índice de qualidade no ensino foi detectado até a 4ª série, que foi de 4,0. Já para até 8ª série foi de 3,0.

Mesmo com resultados acima da média estadual, a qualidade do ensino público na região está abaixo do patamar considerado ideal pelo Governo Federal, de 6, nota equivalente à média dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos). Em algumas cidades, os números são mais baixos ainda. Como é o caso de Itaúba (100 km de Sinop), que ficou com o terceiro pior desempenho do país no ensino fundamental até a 4ª série, de 0,7. Em nenhuma das cidades foi avaliado o ensino médio. O índice no Estado foi de 2,6, enquanto que a média no país foi de 3,4.

As taxas utilizadas para o cálculo do índice foram do Censo Escolar da Educação Básica, Saeb e pela Prova Brasil, avaliações feitas pelo Inep para diagnosticar a qualidade dos sistemas educacionais, em 2005 e 2006. O Ideb será o indicador do Governo Federal para a verificação do cumprimento das metas fixadas no termo de adesão ao compromisso’ Todos pela Educação’, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado esta semana e que prevê o repasse de R$ 1 bilhão ainda este ano para os mil municípios com piores indicadores.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230218/visualizar/